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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31959
Tipo: TCC
Título: AVALIAÇÃO DO TDAH A PARTIR DA ANÁLISE DAS ESCALAS WECHSLER DE INTELIGÊNCIA PARA CRIANÇAS (WISC-IV): CONCORDÂNCIA ENTRE DEMANDA, HIPÓTESE INICIAL E DIAGNÓSTICO
Autor(es): SILVA, TARCIANNE RAFAELY ANDRADE GOMES DA
Primeiro Orientador: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
Resumo: A avaliação psicológica é uma atividade essencial e exclusiva da prática da Psicologia, que envolve métodos, técnicas e instrumentos destinados a mensurar e compreender diversos aspectos do comportamento humano, de modo a fornecer subsídios para diagnósticos, decisões clínicas e orientações. A avaliação neuropsicológica, por outro lado, visa investigar a relação existente entre o cérebro e o comportamento a partir de testes padronizados e observação clínica. No processo avaliativo do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ambas as avaliações desempenham uma importante função. O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado pelo déficit nas habilidades de atenção e organização e pela presença de impulsividade e hiperatividade. Sabe-se que o diagnóstico precoce do TDAH é crucial para o desenvolvimento do indivíduo, e, para isso, faz-se necessária uma cuidadosa avaliação, feita a partir de testes padronizados aliados a uma minuciosa observação clínica. À vista disso, o presente estudo almejou investigar a correlação existente entre as queixas preponderantes do TDAH, as hipóteses e o diagnóstico final do transtorno, além de fazer um levantamento dos dados obtidos pelas Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças (WISCIV), com o intuito de destacar a importância da observação clínica frente aos instrumentos avaliativos. O estudo contou com uma amostra de 34 crianças que foram submetidas ao processo avaliativo do Projeto Cuidar, projeto de extensão do Hospital Universitário Lauro Wanderley e os dados foram coletados a partir dos relatórios desenvolvidos nesse processo. Os resultados indicaram que houve concordância significativa entre os índices observados apenas na demanda de hiperatividade.
Abstract: Psychological assessment is an essential and exclusive activity in the practice of Psychology, which involves methods, techniques and instruments designed to measure and understand various aspects of human behavior, in order to provide support for diagnoses, clinical decisions and guidance. Neuropsychological assessment, on the other hand, aims to investigate the relationship between the brain and behavior based on standardized tests and clinical observation. In the assessment process for Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), both assessments play an important role. ADHD is a neurodevelopmental disorder characterized by deficits in attention and organization skills and the presence of impulsivity and hyperactivity. It is known that the early diagnosis of ADHD is crucial for the individual's development, and, for this, a careful assessment is necessary, based on standardized tests combined with thorough clinical observation.The present study aimed to investigate the correlation between the preponderant complaints of ADHD, the hypotheses and the final diagnosis of the disorder, in addition to surveying the data obtained by the Wechsler Intelligence Scales for Children (WISC-IV), with the aim of highlighting the importance of clinical observation in relation to assessment instruments. The study included a sample of 34 children who were subjected to the evaluation process of the Lauro Wanderley University Hospital extension project and data were collected from the reports developed in this process. The results indicated that there was significant agreement between the indices observed only in the hyperactivity demand.
Palavras-chave: psicologia clínica, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ciência em equipe, neuropsicologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31959
Data do documento: 1-Dez-2023
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