Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31961
Tipo: TCC
Título: FICCIONALIZAÇÃO DO RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE GENI GUIMARÃES E MIRIAM ALVES.
Autor(es): GONÇALVES, SUELLEN DA SILVA
Primeiro Orientador: Silva, Franciane Conceição da
Resumo: O texto literário, além de ser uma obra de arte através da qual podemos vivenciar experiências que talvez não conseguíssemos por outras vias, também nos dá a oportunidade de observar infinitos aspectos de uma sociedade, já que a realidade é muitas vezes recriada na literatura. Por esse motivo, o presente trabalho tem por finalidade analisar os contos "Brincadeira" e "Um só gole" ambos de Miriam Alves, extraídos da obra Mulher Mat(r)iz (2011), e os capítulos cinco e seis do livro A cor da ternura (1989) de Geni Guimarães intitulados respectivamente "Tempos escolares" e "Metamorfose ". A partir das análises desses textos literários, objetivamos refletir sobre a encenação do racismo no âmbito escolar, na educação brasileira e as consequências das práticas racistas na vida dos/as estudantes. Dentre os textos que servirão de suporte teórico para embasar nossas reflexões sobre o racismo na escola, destacamos a obra de Eliane Cavalleiro (2000), sobre a importância da descolonização na educação, dialogaremos com Rufino (2021), e com respeito a Literatura Negro-brasileira, nosso embasamento será o livro de Cuti (2010). Como suporte para as análises dos contos, utilizaremos ainda os textos de: Franciane Silva (2021) e Grada Kilomba (2019).
Abstract: El texto literario además de ser una obra de arte por la cual es posible vivenciar experiencias que difícilmente lograríamos vivir por otros medios, también nos brinda con la oportunidad de observar infinitos aspectos de una sociedad, pues, la realidad es muchas veces recriada en la literatura. Por esta razón, el objetivo del presente trabajo es analizar los cuentos "Brincadeira" y "Um só gole" presentes en el libro Mulher Mat(r)iz (2011) escrito por Miriam Alves y los capítulos cinco y seis del libro "A cor da ternura" de autoría de Geni Guimarães intitulados respectivamente "Tempos escolares" y "Metamorfose ". Partiendo de los estudios de los textos elegidos, tenemos el intuito de reflexionar sobre la representación del racismo en la escuela, en la educación brasileña y las consecuencias de las practicas racistas en la vida de los/as estudiantes. Para llevar a cabo esta investigación, utilizamos como marco teórico textos que tratan sobre el racismo en la escuela: Cavalleiro (2000), la importancia de la descolonización en la educación: Rufino (2021), la literatura negro-brasileña: Cuti (2010). Como aporte teórico para lograr analizar las narrativas de Miriam Alves, utilizaremos el texto de Silva (2021) y Kilomba (2019).
Palavras-chave: Racismo na escola. Literatura Negro-brasileira. Escritoras. Relatos de sala de aula.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31961
Data do documento: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GONÇALVES, SUELLEN DA SILVA. TCC.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.