Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31975
Tipo: | TCC |
Título: | A participação da gestão e da comunidade escolar no âmbito do programa dinheiro direto na escola-pdde |
Autor(es): | Silva, Isa Franciele Mendes Da |
Primeiro Orientador: | Holanda, Fernanda Marques De Almeida |
Resumo: | Sabendo-se que para haver uma democratização na escola é necessário a participação de todos os indivíduos nas tomadas de decisões. A partir desse pensamento tivemos como questão problema: De que maneira os recursos utilizados com o “Programa Dinheiro Direto na EscolaPDDE” estão sendo postos em práticas em duas escolas públicas do Município de Belém-PB. Tendo como objetivo geral: Compreender como a escola discute e delibera sobre os recursos e qual a participação da comunidade escolar nas decisões do uso dos recursos do PDDE, que se apresentaram como um espaço democrático, no qual a comunidade vem tentando construir espaços de participação ativa no gerenciamento dos recursos disponíveis tanto na esfera da estrutura física, quanto na pedagógica. É importante destacar que por melhores que sejam as condições de participação e expressão democrática na gestão da escola, nunca é ideal ou sucedida definitivamente. Nessa direção foram pensados os seguintes objetivos específicos para o estudo: explicitar o PDDE como programa no âmbito da gestão escolar; identificar os mecanismos de participação da comunidade escolar na gestão dos recursos do PDDE; apontar algumas ações na prática pedagógica que se articulam ao PDDE. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo. Para análise dos dados foi necessário utilizar a entrevista, composto por perguntas estruturadas. O embasamento teórico se respaldou no pensamento dos autores: Santos,Silva,Silva (2018), Paro (2016), Moreira (2012), Luck (2009), Cardoso (2009),Brasil (2006), Luce e Medeiros (2006), França (2005) entre outros, os quais permitiram uma contextualização da criação do programa PDDE cuja finalidade, em essência, destina-se às ações de melhoria do funcionamento e da infraestrutura física e pedagógica da unidade escolar, assim como a intensificação da autonomia da gestão escolar e da participação da comunidade escolar. |
Abstract: | Sabiendo que para tener una democratización en la escuela es necesaria la participación de todos los individuos en las tomas de decisiones. A partir de ese pensamiento tuvimos como cuestión problema: ¿De qué manera los recursos utilizados con el "Programa Dinero Directo en la Escuela-PDDE" están siendo puestos en prácticas en dos escuelas públicas del Municipio de Belém-PB. Con el objetivo general: Comprender cómo la escuela discute y delibera sobre los recursos y cuál es la participación de la comunidad escolar en las decisiones del uso de los recursos del PDDE, que se presentaron como un espacio democrático, en el cual la comunidad viene tratando de construir espacios de participación activa en la gestión de los recursos disponibles tanto en la esfera de la estructura física, como en la pedagógica. Es importante destacar que por mejores que sean las condiciones de participación y expresión democrática en la gestión de la escuela, nunca es ideal o sucedida definitivamente. En esa dirección se pensaron los siguientes objetivos específicos para el estudio: explicitar el PDDE como programa en el ámbito de la gestión escolar; identificar los mecanismos de participación de la comunidad escolar en la gestión de los recursos del PDDE; señalar algunas acciones en la práctica pedagógica que se articulan al PDDE. La metodología se basó en un enfoque cualitativo, del tipo de investigación de campo. Para el análisis de los datos fue necesario utilizar la entrevista, compuesto por preguntas estructuradas. En el caso de que se produzca un cambio en la calidad de vida de las personas que viven con el VIH / SIDA, (2005) entre otros, que permitieron una contextualización de la creación del programa PDDE cuya finalidad, en esencia, se destina a las acciones de mejora del funcionamiento y de la infraestructura física y pedagógica de la unidad escolar, así como la intensificación de la autonomía de la unidad escolar la gestión escolar y la participación de la comunidad escolar. |
Palavras-chave: | Descentralização Gestão Democrática Participação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31975 |
Data do documento: | 29-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IsaFrancieleMendesDaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 169,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
IsaFrancieleMendesDaSilva_TCC.pdf | TCC | 549,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons