Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31978
Tipo: | TCC |
Título: | Formação do professor que leciona o espanhol como língua estrangeira no vale do mamanguape |
Autor(es): | Silva, Maria José Vitória da |
Primeiro Orientador: | Cuello, Ruth Marcela Bown |
Resumo: | O ensino de Língua Espanhola no Brasil tem passado por vários estágios, neste momento é um ensino optativo nas escolas, porém, sabendo da importância de se aprender este idioma, muitas escolas oferecem aos seus alunos a disciplina de língua espanhola, mesmo com baixíssima carga horária, contudo, os profissionais que ministram a disciplina não sempre estão preparados para o trabalho. Desse modo, o presente trabalho apresenta uma investigação sobre a formação do professor que ministra aula de Espanhol como Língua estrangeira no Vale do MamanguapePB. O objetivo geral foi traçar o perfil de 10 profissionais que lecionam aula de Espanhol como Língua Estrangeira nas Escolas Públicas e Privadas no Vale do Mamanguape-PB. Entre os objetivos específicos que norteiam este estudo, buscou-se averiguar quais os estudos em Língua Espanhola que os professores possuem e investigar onde os educadores adquiriram o conhecimento no idioma. O estudo foi desenvolvido com docentes de dez escolas diferentes no Vale do Mamanguape-PB, com base em pesquisas na área, juntamente com levantamento de dados empíricos através da aplicação de questionários, relatando o currículo acadêmico dos professores. Na fundamentação teórica, esse estudo apoiou-se em João Sedycias, Neide Gonzales Maia, Pablo Fanjul entre outros teóricos contribuintes para a formação do educador na área de Língua Espanhola. O trabalho também mostra um breve histórico do ensino do espanhol no Brasil, as legislações que nortearam a inserção da língua espanhola no cenário educativo, a formação do professor e a aproximação entre a Língua Materna e a Língua Espanhola. Os resultados nos permitem mostrar que os docentes, apesar da maioria não ser habilitado para lecionar a língua espanhola, sabem da importância da formação deste profissional e conhecem os benefícios que o contato com a Língua Espanhola traz tanto para o aprendiz de LE quanto para o professor que a leciona. Assim, conclui-se que a formação do docente que ministra o espanhol como Língua Estrangeira é uma carência que as escolas apresentam na contemporaneidade e que os próprios educadores sentem essa necessidade. |
Abstract: | La Enseñanza de Lengua Española en Brasil ha pasado por varias etapas, en este momento es una enseñanza optativa en las escuelas, pero, sabiendo de la importancia de aprender este idioma, muchas escuelas ofrecen a sus alumnos la asignatura de lengua española, aunque con bajísima carga horaria, sin embargo, los profesionales que imparten esta asignatura no siempre están preparados para el trabajo. De este modo, el presente trabajo presenta una investigación sobre la formación del profesor que ministra clases de Español como Lengua Extranjera en el Vale de Mamanguape- PB. El objetivo general fue delinear el perfil de 10 profesionales que dan clases de español como Lengua Extranjera en las Escuelas Públicas y Privadas en el Vale de Mamanguape-PB. Entre los objetivos específicos que nortean el trabajo, están; averiguar cuáles son los estudios en Lengua española que los profesores poseen e investigar donde los educadores adquirieron el conocimiento en el idioma. El estudio fue desarrollado con docentes de diez escuelas diferentes del Vale de Mamanguape- PB con base en investigaciones en el área, junto con un levantamiento de datos empíricos con aplicación de cuestionarios, relatando el currículo académico que los profesores poseen. En la Fundamentación teórica, nos apoyamos en João Sedycias, Neide Gonzales Maia, Pablo Fanjul entre otros teóricos contribuyentes para la formación del educador en el área de Lengua Española. El trabajo también muestra un breve histórico de la enseñanza del español en Brasil, las legislación que guiaron la inserción del español en el escenario educativo, la formación del profesor y la aproximación entre la lengua Materna y la Lengua Española. Los resultados nos permiten mostrar que los docentes, a pesar de la mayoría no ser habilitados para enseñar español, saben la importancia de la formación de este profesional y conocen los beneficios que el contacto con la lengua española trae tanto para el aprendiz de LE cuanto para el profesor que la enseña. Así, se concluye que la formación del docente que ministra español como Lengua extranjera es una carencia que las escuelas presentan en la contemporaneidad y que los propios educadores sienten esta necesidad. |
Palavras-chave: | Formação docente Ensino-aprendizagem de ELE Língua estrangeira |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31978 |
Data do documento: | 11-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaJoséVitóriadaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 600,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
MariaJoséVitóriadaSilva_TCC.pdf | TCC | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons