Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Wellington Soares-
dc.date.accessioned2024-09-24T10:42:51Z-
dc.date.available2024-03-18-
dc.date.available2024-09-24T10:42:51Z-
dc.date.issued2023-08-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31984-
dc.description.abstractThis research aims to understand the possible contributions of Visual Arts teachers to issues related to intersectional dissidences (gender, sexuality, and race) in classrooms of Basic Education (6th to 9th grade). It has the following specific objectives: a) present and reflect on classroom experiences in Basic Education based on autobiographical research processes; b) understand aspects of intersectional dissidences (race, gender, and sexuality) and the teaching of Visual Arts; and c) investigate, experiment, and reflect on the PROVOQUE methodology (Problematizing Visualities and Questioning Stereotypes) as a possibility for educational action in Visual Arts in Basic Education. The study takes place in the fields of Visual Culture Education and Intersectional Dissidence and is anchored in the perspective of autobiographical narrative. The research topic originates from the need for qualified discussions on intersectional dissidence in Basic Education classrooms and the absence of educational records based on narratives of dissenting professionals, in this case, a black queer artist, teacher, and researcher. The research concludes with the understanding that the educational field, specifically the teaching of Visual Arts in Basic Education, is increasingly inhabited by dissenting individuals who, in turn, transform the school into a space of possible existences. Furthermore, autobiographical writing is a political strategy for legitimizing dissenting bodies in educational spaces, and teaching methodologies that problematize common visualities open doors for questioning power relations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-24T10:42:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WellingtonSoaresGomes_Dissert.pdf: 112747310 bytes, checksum: 725297d63771f61c9d2491716f3118a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-24T10:42:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WellingtonSoaresGomes_Dissert.pdf: 112747310 bytes, checksum: 725297d63771f61c9d2491716f3118a0 (MD5) Previous issue date: 2023-08-10en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectNarrativa autobiográficapt_BR
dc.subjectDissidência interseccionalpt_BR
dc.subjectBixa pretapt_BR
dc.subjectVisual artspt_BR
dc.subjectVisual culturept_BR
dc.subjectAutobiographical narrativept_BR
dc.subjectIntersectional dissentpt_BR
dc.subjectBixa blackpt_BR
dc.titleExperiências de uma bixa preta em sala de aula: contribuições para uma educação a partir da dissidência interseccionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Borre, Luciana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9232357001079673pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756474502185444pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa compreender quais as possíveis contribuições da/o professor/a de Artes Visuais para questões relacionadas às dissidências interseccionais (gênero, sexualidade e raça) nas salas de aula da Educação Básica (6º ao 9º ano). Tem como objetivos específicos: a) apresentar e refletir sobre as experiências em sala de aula na Educação Básica pautadas nos processos de pesquisa autobiográfica; b) compreender aspectos das dissidências interseccionais (raça, gênero e sexualidade) e o ensino das Artes Visuais e; c) investigar, experimentar e refletir sobre a metodologia PROVOQUE (Problematizando Visualidades e Questionando Estereótipos) como possibilidade de ação educativa em Artes Visuais na Educação Básica. O estudo acontece nos campos da Educação da Cultura Visual a da dissidência Interseccional e está ancorada na perspectiva da narrativa autobiográfica. O tema da pesquisa tem origem na necessidade de discussões qualificadas sobre a dissidência interseccional nas aulas de aula da Educação Básica e na ausência de registros educacionais a partir de narrativas de profissionais dissidentes, neste caso, um artista professor e pesquisador bixa preta . A pesquisa é concluída com o entendimento de que o campo educacional, especificamente o ensino das Artes Visuais na Educação Básica, está cada vez mais transitado por sujeitos dissidentes que, por sua vez, transformam a escola em um espaço de existências possíveis. E ainda, que a escrita autobiográfica é uma estratégia política de legitimação de corpos dissidentes em espaços educacionais e que metodologias de ensino que problematizam visualidades comuns abrem portas para o questionamento das relações de poder.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WellingtonSoaresGomes_Dissert.pdf110,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons