Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31989
Tipo: | TCC |
Título: | A história de um sonho: o resgate do passado e do presente da biblioteca do Memorial Abelardo da Hora: um relato de experiência |
Autor(es): | Guedes, Noberta Doia |
Primeiro Orientador: | Pinheiro, Edna Gomes |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência, diante da magnitude do estágio supervisionado para o crescimento pessoal e profissional de uma discente do curso de Biblioteconomia da UFPB, destacando a narrativa inspirada no resgate na biblioteca do memorial Abelardo da Hora, na cidade de João Pessoa-PB. contemplando o passado e o presente deste patrimônio cultural. Descreve as conquistas, os desafios enfrentados, as estratégias delineadas e os resultados obtidos para se tornar um espaço de preservação da memória, que diante da sua relevância tem se tornado um atributo à resiliência e à força cultural da sociedade paraibana. Evidencia a dimensão da história de um sonho que se tornou realidade, e que iluminou discentes para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional. Traz como objetivo: Descrever as vivências obtidas durante o estágio curricular não obrigatório, através da perspectiva de uma estudante do curso de biblioteconomia da UFPB, enfocando o processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, considera as competências e habilidades do bibliotecário na organização e preservação do patrimônio de bibliotecas e museus de artes visuais Abelardo da Hora, em João Pessoa-PB. A partir desse objetivo foi delineado os seguintes objetivos específicos: avaliar a relevância do acervo bibliográfico do Memorial Abelardo da Hora – João Pessoa Pessoa-PB; evidenciar a contribuição da Biblioteconomia e do Bibliotecário na salvaguarda da memória literária e cultural de importantes figuras da nossa sociedade; resgatar o passado da Biblioteca do Memorial Abelardo da Hora para preservar a memória cultural e literária na promoção do acesso ao conhecimento. Trata-se de um estudo descritivo, reflexivo, de abordagem qualitativa, no qual se realizou um levantamento prévio da literatura sobre o tema, a fim de conhecer como ela é tratada, uma vez que proporciona reflexões sobre o foco, a singularidade da temática encontrada. Conclui que as experiências e vivências obtidas e reveladas contribuíram na construção da prática discente, as quais se perpetuarão, enquanto bibliotecária. Para o remate final, entende-se que a magnitude da realidade, revelada no relato, demonstra que a Biblioteca do Memorial Abelardo da Hora não é apenas um edifício, pois tem se tornado ao longo do tempo um símbolo da cultura paraibana. |
Abstract: | This is an experience report, given the magnitude of the supervised internship for the personal and professional growth of a student on the Library Science course at UFPB, highlighting a narrative inspired by the rescue of the Abelardo da Hora memorial library, in the city of João Pessoa -PB. contemplating the past and present of this cultural heritage. It describes the achievements, the challenges faced, the strategies outlined and the results obtained to become a space for the preservation of memory, which, given its relevance, has become an attribute of the resilience and cultural strength of Paraíba society. It highlights the dimension of the story of a dream that came true, and that enlightened the student towards personal, academic and professional growth. Its objective is: Describe the experiences obtained during the non-mandatory curricular internship, through the perspective of a student on the library science course at UFPB, focusing on the teaching and learning process. Therefore, we consider the skills and abilities of the librarian in organizing and preserving the heritage of Abelardo da Hora libraries and visual arts museums, in João Pessoa-PB. Based on this objective, the following specific objectives were outlined: evaluate the relevance of the bibliographic collection of the Abelardo da Hora Memorial – João Pessoa Pessoa-PB; highlight the contribution of Librarianship and the Librarian in safeguarding the literary and cultural memory of important figures in our society; rescue the past of the Abelardo da Hora Memorial Library to preserve cultural and literary memory and promote access to knowledge. This is a descriptive, reflective study, with a qualitative approach, in which a previous survey of the literature on the topic was carried out, in order to understand how it is treated, as it provides reflections on the focus, the uniqueness of the theme found. . . It concludes that the experiences obtained and revealed developed in the construction of student practice, which will be perpetuated, as librarians. To conclude, it is understood that the magnitude of the reality, revealed in the report, demonstrates that the Abelardo da Hora Memorial Library is not just a building, as it has become, over time, a symbol of Paraíba culture. |
Palavras-chave: | Relato de experiência Memória Biblioteca Abelardo da Hora |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31989 |
Data do documento: | 14-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NDG26082024.pdf | 4,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons