Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32004
Tipo: | Dissertação |
Título: | Abordagens da multimodalidade no ensino de língua portuguesa: análise de material didático e proposta pedagógica |
Autor(es): | Araújo, Layane de Santana |
Primeiro Orientador: | Mello, Fernanda Rosário de |
Resumo: | Partindo da premissa de que a multimodalidade é um aspecto inerente a todos os textos, conforme propõem Kress e Van Leuween (1998), com esse trabalho buscou-se, de forma geral, realizar uma análise a fim de verificar como ocorre a abordagem da leitura multimodal a partir da Coleção Português: Linguagens (2022), de autoria de Cereja e Vianna, adotada para os anos finais do ensino fundamental. Para embasar teoricamente este trabalho, recorreu-se aos estudos de Kress e Van Lauween (1998, 2001 e 2003), Dionísio (2005, 2011 e 2016) e Ribeiro (2016, 2020) sobre a multimodalidade, textos multimodais e modos semióticos; e, para realizarmos a análise, foi essencial a leitura dos documentos oficiais que norteiam o ensino de língua portuguesa no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (Brasil, 2023). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa de análise documental, tendo em vista o nosso corpus, a coleção Português: Linguagens (2022), destinada aos anos finais do ensino fundamental, e caracteriza-se ainda como exploratória por envolver o levantamento bibliográfico sobre a multimodalidade, a catalogação de todos os textos e a análise da oferta da leitura multimodal e dos modos semióticos presentes na constituição dos textos da coleção. Os resultados indicam que a coleção apresenta, em vários momentos, uma abordagem de leitura multimodal insatisfatória a partir das questões propostas após os textos, e, em algumas atividades, os modos semióticos são trabalhados de modo superficial, sendo assim, os volumes elaborados por Cereja e Vianna (2022) não compreendem, em boa parte de suas composições, as orientações dos documentos oficiais para o trabalho com a multimodalidade dos textos. Em consequência desses resultados, ocorreu a produção do e-book interativo, a fim de possibilitar aos professores de língua portuguesa o contato com um material pedagógico que forneça orientações e ampliação da proposta de leitura multimodal a partir dos textos da coleção de Português: Linguagens (2022). Espera-se, ainda, que essa proposta didática supra as lacunas existentes nos volumes da coleção e possibilite não só ao professor, como também aos alunos, uma melhor compreensão sobre a importância dos modos semióticos na constituição dos textos e na leitura multimodal. |
Abstract: | Starting from the premise that multimodality is an inherent aspect of every text, as proposed by Kress and Van Leuween (1998), this work sought, in general, to carry out an analysis with the aim of verifying how the reading approach is produced multimodal from Portuguese. Collection: Idiomas (2022), by Cereja and Vianna, adopted for the last years of primary school. To theoretically support this work, we use studies by Kress and Van Lauween (1998, 2001 and 2003), Dionísio (2005, 2011 and 2016) and Ribeiro (2016, 2020) on multimodality, multimodal texts and semiotic modes; y, to carry out the analysis, it was essential to read the official documents that guide the teaching of the Portuguese language in Brazil, the National Curricular Parameters (Brazil, 1998), the Common National Curricular Base (Brazil, 2017) and the National Law Text Book Program Guide (Brazil, 2023). In methodological terms, it is a qualitative investigation of documentary analysis, based on our corpus, the collection Portuguese: Idiomas (2022), directed to the last years of the primary school, and is also characterized by being exploratory and which implies survey. bibliography on multimodality, the catalog of all texts and analysis of the multimodal reading offer and the semiotic modes present in the constitution of the texts of the collection. The results indicate that the collection presents, at various times, an unsatisfactory multimodal reading approach based on the questions proposed behind the texts and, in some activities, the semiotic modes are worked in a superficial way, thus, the volumes prepared by Cereja and Vianna (2022) does not understand, in a large part of his compositions, the guidelines of official documents to work with the multimodality of texts. As a result of these results, an interactive electronic book was produced, with the aim of allowing Portuguese language teachers to come into contact with pedagogical material that guides and expands the multimodal reading proposal based on texts from the Portuguese: Languages collection. (2022). It is also expected that this didactic proposal will fill the gaps in the volumes of the collection and allow not only the teacher, but also the students, a better understanding of the importance of semiotic modes in the constitution of texts and in multimodal reading. |
Palavras-chave: | Leitura multimodal Livro didático - Língua Portuguesa Modos semióticos Ensino fundamental Multimodal reading Textbook - Portuguese Language Semiotic modes Elementary school |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32004 |
Data do documento: | 21-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LayaneDeSantanaAraújo_Dissert.pdf | 9,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons