Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32009
Tipo: | Dissertação |
Título: | Toré potiguara: relações entre o rito e as práticas pedagógicas no ensino de arte |
Autor(es): | Silva, Rafael Sabino da |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Victor Hugo Neves de |
Resumo: | A presente pesquisa trata de um processo de investigação com base nos elementos constituídos no ritual do TORÉ DO POVO POTIGUARA DA PARAÍBA, tendo como objetivo estabelecer diálogos entre a prática ritual do Toré Potiguara e a investigação em dança, a partir das vivências das pessoas investigadas durante o processo. A pesquisa busca evidenciar a experiência e o fortalecimento da cultura indígena potiguara no contexto escolar, onde ainda existe um vazio em relação a esta cultura. Para tanto, o desenvolvimento dessa temática, que aborda dança, arte e cultura dos povos indígenas, se faz necessário pela luta e resistência da permanência da identidade de um povo cuja história está na base de tantas outras culturas brasileiras. A Escola Municipal Antônio Azevedo, no Município da Baía da Traição, no litoral Norte da Paraíba, foi o campo de investigação, nas turmas dos 6° e 7°anos do Ensino Fundamental, com estudantes indígenas da etnia Potiguara, com a faixa etária entre 11 e 14 anos. O projeto desenvolvido nesta escola buscou oferecer aulas sobre os elementos da dança do Toré Potiguara de forma integrada ao currículo de arte. Por meio dessa prática, objetivou-se aprofundar as relações culturais que os alunos trazem em seu corpo, por meio da vivência com o Toré no âmbito escolar, por meio do desenvolvimento de metodologias, oportunizando-os experiências culturais, sociais e históricas de um fazer artístico durante os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, tendo como ferramentas questionários, discussão entre docentes e discentes, observação por meio dos discursos, entrevistas, diário de campo a partir das observações do docente e registros de aulas por meio de vídeos e fotografias. Todos esses instrumentos foram usados como meio de coleta de dados no decorrer dos encontros com o grupo focal da pesquisa. |
Abstract: | This research deals with an investigation process based on the elements constituted in the ritual of the TORÉ DO POVO POTIGUARA DA PARAÍBA, with the objective of establishing dialogues between the ritual practice of Toré Potiguara and research into dance, based on the experiences of the people investigated during the process. The research seeks to highlight the experience and strengthening of the Potiguara indigenous culture in the school context, where there is still a void in relation to this culture. To this end, the development of this theme, which addresses dance, art and culture of indigenous peoples, is necessary due to the struggle and resistance of the permanence of the identity of a people whose history is the basis of so many other Brazilian cultures. The Antônio Azevedo Municipal School, in the Municipality of Baía da Traição, on the North coast of Paraíba, was the field of investigation, in the 6th and 7th year Elementary School classes, with indigenous students of the Potiguara ethnic group, aged between 11 and 14 years. The project developed at this school seeks to offer classes on the elements of Toré Potiguara dance in an integrated way into the art curriculum. Through this practice, the aim is to deepen the cultural relationships that students carry in their bodies, through experience with Toré at school, through the development of methodologies, providing them with cultural, social and historical experiences of doing something artistic during the teaching and learning processes. To this end, this is a research with a qualitative approach, using questionnaires as tools, discussion between teachers and students, observation through speeches, interviews, field diary based on the teacher's observations and records of classes through videos and photographs. All of these instruments were used as a means of collecting data during the meetings in the research focus group. |
Palavras-chave: | Ensino de arte Toré Potiguara Práticas pedagógicas Educação indígena Investigação em dança Art teaching Pedagogical practices Indigenous education Dance research |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Programa: | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32009 |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RafaelSabinoDaSilva_Dissert.pdf | 20,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons