Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Tainá Gomes dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-26T10:34:09Z-
dc.date.available2022-05-02-
dc.date.available2024-09-26T10:34:09Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32014-
dc.description.abstractGlare is a visual disturbance caused when one part of a place has excess light compared to the other part, being a frequent nuisance in school environments. The non-uniformity in the distribution of illuminance and other factors, result in problems with glare that can cause from uncomfortable sensations to impairments in children's learning. As visual perception is subjective, there is a gap in studies involving lighting, especially with children. The general objective of this work is to evaluate the visual comfort of children in classrooms of three elementary schools in João Pessoa, according to their different positions in the desks, at different times. The research was developed from computer simulations of lighting in the Apolux IV program, with emphasis on school classrooms, and from comparative analyzes with in loco data collection, using generalized linear models according to the data collected. The rooms with the most significant illuminance values had the openings facing northwest and southeast, and the results confirm that the positions closer to the blackboard, the positions next to the window and those opposite the opening, cause greater contrast in the visual field. and a consequent greater possibility of a sensation of glare. It is concluded that the students' position in the classroom and the incidence of light on the board and desks cause visual contrasts due to the heterogeneity of illuminance. In order to obtain greater visual comfort, an environment with a more homogeneous illuminance is necessary, especially in the front area of the classrooms and next to the window, in order to reduce the discomfort caused by the contrasts of lighting.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-26T10:34:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TaináGomesDosSantosCosta_Dissert.pdf: 9489516 bytes, checksum: 0b9b055c6fe4d682b266eb84cc49f440 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-26T10:34:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TaináGomesDosSantosCosta_Dissert.pdf: 9489516 bytes, checksum: 0b9b055c6fe4d682b266eb84cc49f440 (MD5) Previous issue date: 2022-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIluminação naturalpt_BR
dc.subjectOfuscamentopt_BR
dc.subjectConforto lumínicopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectNatural lightingpt_BR
dc.subjectGlarept_BR
dc.subjectLight comfortpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleA influência da iluminação natural no ambiente escolar: o impacto do ofuscamento em crianças nas salas de aula de escolas municipais de João Pessoapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leder, Solange Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4107324653658983pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548975629696098pt_BR
dc.description.resumoO ofuscamento é uma perturbação visual causada quando uma parte de um ambiente tem excesso de luz se comparada à outra parte, sendo um incômodo frequente em ambientes escolares. A não uniformidade na distribuição da iluminância e outros fatores, resultam em problemas com ofuscamento que podem ocasionar desde sensações incômodas a prejuízos no aprendizado das crianças. Como a percepção visual acaba sendo subjetiva, há uma lacuna nos estudos envolvendo iluminação, principalmente com crianças. O objetivo geral deste trabalho é avaliar o conforto visual de crianças em salas de aula de três escolas de ensino fundamental em João Pessoa, segundo suas diferentes posições nas carteiras, em horários distintos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de simulações computacionais de iluminação no programa Apolux IV, dando ênfase às salas de aula das escolas, e a partir de análises comparativas com levantamento de dados in loco, utilizando modelos lineares generalizados de acordo com os dados levantados. As salas com valores mais significativos de iluminância estavam com as aberturas voltadas para noroeste e sudeste, e os resultados confirmam que as posições mais próximas ao quadro, as posições ao lado da janela e as opostas à abertura, causam um maior contraste no campo visual e uma consequente maior possibilidade de sensação de ofuscamento. Conclui-se que a posição dos alunos em sala e a incidência da luz no quadro e nas carteiras provocam contrastes visuais devido à heterogeneidade da iluminância. Para a obtenção de maior conforto visual é necessário um ambiente com uma iluminância mais homogênea, principalmente na área frontal das salas de aula e ao lado da janela, de forma a reduzir os desconfortos causados pelos contrastes da iluminação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaináGomesDosSantosCosta_Dissert.pdf9,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons