Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Fabrício José Pimenta de-
dc.date.accessioned2024-10-01T11:02:08Z-
dc.date.available2024-04-03-
dc.date.available2024-10-01T11:02:08Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32044-
dc.description.abstractThis work analyzes illustrations related to the teaching of history on the theme of the process of evolution of the human species in five textbooks. The selection criterion was the availability of access to the material. Our problem was identifying images that symbolize the minimization and invisibility of black people in these illustrations. Our objective is to identify the presence of whiteness as a structural element in its creation. Specifically, understand whether Law 10,639/2003 changes this visual panorama and expand the availability of teaching support material. The time frame is centered between the years 2002 and 2014, that is, before and after the promulgation of this Law. Our primary source is the textbooks selected from my career as a history teacher in the Final Phase of Elementary School in public schools. education. The theoretical-methodological path is structured in the bibliographical review of the main theoretical frameworks that underlie discussions on Brazilian educational legislation, basically, PCNs, Law 10,639/2003 and BNCC; in the study of semiotics for the analysis of illustrations, questions about the use of images in education and in the propositional dimension, we will prepare a manual, attached, as paradidactic support material aimed at the pedagogical training of teachers of the history discipline, called, “How to read images for ethnic-racial education”, with the purpose of serving as a subsidy for analyzing this type of illustration. In this aspect, it also serves as support for the qualification of teachers in identifying strategies for minimizing and/or invisibly the African continent and its representatives in the work material.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-10-01T11:02:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FabrícioJoséPimentaDeAraújo _Dissert.pdf: 2308205 bytes, checksum: 12ab598ea55ff394d020ccfc03796daa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-01T11:02:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FabrícioJoséPimentaDeAraújo _Dissert.pdf: 2308205 bytes, checksum: 12ab598ea55ff394d020ccfc03796daa (MD5) Previous issue date: 2024-02-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscriminação - Pessoas negraspt_BR
dc.subjectLivro didático - Ilustraçõespt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEvolução da espécie humanapt_BR
dc.subjectDiscrimination - Black peoplept_BR
dc.subjectTextbook - Illustrationspt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectEvolution of the human speciespt_BR
dc.titleSer preto em páginas brancas: análise de ilustrações do processo de evolução da espécie humana em livros didáticos de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Paulo Roberto de Azevedo-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 01/10/2024pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 01/10/2024pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho analisa ilustrações relacionadas ao ensino de história sobre o tema do processo de evolução da espécie humana em cinco livros didáticos. O critério de escolha foi a disponibilidade de acesso ao material. Nosso problema foi a identificação de imagens que simbolizam a minimização e a invisibilidade de pessoas negras nessas ilustrações. Nosso objetivo é identificar a presença da branquitude como elemento estrutural em sua confecção. Especificamente, perceber se a Lei 10.639/2003 altera esse panorama visual e ampliar a disponibilidade de material de apoio didático. O recorte temporal está centrado entre os anos de 2002 e 2014, ou seja, antes e depois da promulgação dessa Lei. Nossa fonte primária são os livros didáticos selecionados a partir de minha trajetória como professor de história da Fase Final do Ensino Fundamental nas redes públicas de ensino. O percurso teórico-metodológico está estruturado na revisão bibliográfica dos principais quadros teóricos que fundamentam as discussões sobre legislação educacional brasileira, basicamente, PCNs, Lei 10.639/2003 e BNCC; no estudo da semiótica para análise das ilustrações, questões sobre o uso de imagens na educação e na dimensão propositiva, elaboraremos um manual como material de apoio paradidático voltado para a formação pedagógica de professoras e professores da disciplina de história, denominado, “Como ler imagens para educação étnico-racial”, com o propósito de servir como subsídio para análise desse tipo ilustração. Nesse aspecto, também serve como um suporte para qualificação de professores e professoras na identificação de estratégias de minimização e/ou invisibilidade o continente africano e seus representantes no material de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabrícioJoséPimentaDeAraújo _Dissert.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons