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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32047
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de um guia didático como estratégia pedagógica para o ensino sobre sistema imunológico e vacinas nas aulas de biologia |
Autor(es): | Aurino, Ana Nívea Batista |
Primeiro Orientador: | Santos, Fábio Marcel da Silva |
Resumo: | Os avanços na imunologia fomentaram a criação e o aperfeiçoamento de diversas vacinas importantes para o controle de doenças infecciosas. A pandemia da Covid-19 desencadeou muitas discussões sobre vacinas, apontadas como a alternativa mais eficaz no combate às emergências sanitárias dessa natureza. Consolidou-se o reconhecimento da ciência sobre a relevância desses imunizantes, indispensáveis auxiliares do sistema imunológico para o combate de doenças imunopreveníveis, constituindo uma ferramenta de saúde coletiva e segurança sanitária para a humanidade. Portanto, é necessário discutir acerca dessas temáticas nas aulas de biologia e, para isso, o ensino por investigação é apontado como uma perspectiva de ensino capaz de promover aprendizagens significativas nesse sentido, podendo contribuir para redução da susceptibilidade de estudantes às informações não científicas sobre imunidade e vacinação. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho foi desenvolver uma sequência didática sobre sistema imunológico e vacinas através do ensino investigativo para a elaboração de um guia didático. Constituiu uma pesquisa quali-quantitativa e participante, realizada na Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira, Juazeirinho/PB, com 29 estudantes da 1ª série do ensino médio, entre março e novembro de 2023. A Sequência Didática Investigativa (SDI) utilizou Questionário Diagnóstico Discente (QDD), nuvem de palavras, roda de conversa, sala de aula invertida, Painel Integrado Participativo (PIP), palestra, confecção de maquetes e modelos didáticos, elaboração coletiva dos calendários nacionais de vacinação e confecção de jogo didático. Os resultados foram discutidos e analisados de forma quali-quantitativa ao longo do trabalho. O QDD, a nuvem de palavras e a roda de conversa constituíram atividades viáveis para diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes, que se mostraram insipientes e apontaram para a necessidade de intervenção. A Sala de aula invertida e o PIP são atividades promotoras de ensino investigativo e metodologias ativas que propiciaram a identificação das estruturas envolvidas na anatomia, fisiologia e classificação da imunidade. A confecção de maquetes, modelos didáticos e também de um jogo didático promoveram protagonismo estudantil, gerando materiais pedagógicos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem. A palestra e a exposição de vídeos sobre o PNI, bem como a elaboração de um cartaz dos calendários nacionais de vacinação constituíram estratégias facilitadoras do reconhecimento da ação, segurança e eficácia das vacinas. Ademais, esse conjunto de atividades fomentaram a prática de ensino por investigação e protagonismo estudantil, por meio de metodologias ativas, objetivos implícitos dentro da proposta geral desse trabalho. Consequentemente, possibilitou o desenvolvimento de um produto final: um guia didático descritivo da SDI aplicada, uma ferramenta pedagógica que poderá ser utilizada por docentes interessados em desenvolver atividades no sentido de aprofundar conhecimentos em imunologia e incentivar a sensibilização discente sobre a importância da vacinação. Por fim, esse trabalho consiste em uma contribuição, mas é preciso que mais estudos sejam realizados nesta perspectiva, para que sejam produzidos e disponibilizados novos materiais sobre o ensino de sistema imunológico e vacinas, auxiliando professores que desejem aprofundar a abordagem dessa temática percebida de forma insipiente nos livros didáticos. |
Abstract: | Advances in knowledge about immunology have encouraged the creation and improvement of several vaccines that contribute to the control of infectious diseases, constituting an important collective health tool. The Covid-19 pandemic has triggered expectations for scientific research in search of vaccines, seen as the most effective alternative in combating the health emergency. Therefore, approaching these themes during biology classes through investigative teaching and active methodologies can promote more meaningful learning and contribute to reducing students' susceptibility to non-scientific information about immunity and vaccination. The general objective of this work was to develop a teaching sequence on the immune system and vaccines through investigative teaching for the development of a teaching guide. It constituted a qualitative-quantitative and participatory research, carried out at the Pedro Pascoal de Oliveira State School, in Juazeirinho/PB, with 29 students from the 1st year of high school, between March and November of 2023. An Investigative Didactic Sequence (SDI) was carried out using the following methodological procedures: application of a Student Diagnostic Questionnaire (QDD), word cloud, conversation circle, flipped classroom, Participatory Integrated Panel (PIP), lecture, creation of models and didactic models, collective elaboration of national vaccination calendars, in addition to the creation of a didactic board game. Data analysis and discussion occurred in a qualitative and quantitative manner throughout each stage of the work. Data from the QDD, word cloud and conversation circle demonstrated that students had prior knowledge, although insufficient, regarding some content. The flipped classroom and PIP promoted investigative teaching and active methodologies that enabled students to identify the organs, tissues and cell types involved in the classification and physiology of immunity. The creation of models, didactic models, as well as the didactic game allowed students to take a leading role in developing pedagogical materials for teaching and learning about the immune system and vaccines. Holding a lecture and video exhibition about the PNI, as well as preparing basic vaccination calendars through tabulation on a poster, enabled the promotion of strategies that facilitated the recognition of the safety and effectiveness of vaccines for public health. This set of activities stimulated the practice of teaching through investigation and student protagonism through active methodologies, implicit objectives within the general proposal of this work, as well as the achievement of its general and specific objectives. From this perspective, this research had as its product a descriptive didactic guide on SDI applied as a pedagogical tool for knowledge about the immune system and raising awareness among students about the importance of vaccination. This work constitutes a contribution in this sense, but more studies need to be carried out within this perspective so that more materials on teaching the immune system and vaccines are produced and made available to teachers who wish to compensate for the superficial approach to this topic perceived in textbooks. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia - Imunidade Ensino Investigativo - Sistema imunológico Sequência Didática - Sistema imunológico Sequência Didática - Vacina Biology teaching - Immunity Investigative Teaching - Immune system Following teaching - Immune system Following teaching - Vaccine |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32047 |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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