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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32049
Tipo: Dissertação
Título: Metodologias ativas, ensino por investigação e sistemas sanguíneos como instrumentos facilitadores do estudo de genética
Autor(es): Monteiro, Elidiane Karina Gustavo Felizardo
Primeiro Orientador: Lopes, Simone Silva dos Santos
Resumo: Conteúdos ligados à Genética geralmente não são bem compreendidos por estudantes do ensino médio e a falta de conexão desses conteúdos a sua realidade acaba criando obstáculos para o processo de ensino-aprendizagem. Os Sistemas Sanguíneos são conjuntos de um ou mais antígenos capazes de promover a produção de anticorpos específicos e que se relacionam com diversos eventos biológicos. Este trabalho busca criar estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem de genética a partir do uso de metodologia ativas, ensino por investigação e da associação dos conceitos genéticos aos sistemas sanguíneos (ABO e Rh). Com o intuito de produzir uma aprendizagem significativa foi construída uma sequência didática com atividades lúdicas e investigativas que aproximam conteúdos da genética a situações presentes no cotidiano estudantil. Na sequência tratamos sobre a constituição e estruturação da molécula de DNA, sobre o papel do genoma e epigenoma na expressão gênica, contextualizamos o estudo dos conceitos genéticos a partir da apresentação dos sistemas sanguíneos e discorremos sobre as razões biológicas da necessidade de existir compatibilidade entre doador e receptor para o sucesso dos transplantes. Para tanto foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza interventiva com procedimento de pesquisa-ação. Todas as atividades foram aplicadas à estudantes da 3ª série do Ensino Médio da EEEFM Gentil Lins localizada no município de Sapé/PB. Os resultados obtidos demonstraram que os estudantes se comportam de forma mais participativa quando são utilizadas metodologias ativas e contextualização dos conteúdos estudados a situações presentes em seus cotidianos ou a fatos biológicos que envolvem o bemestar coletivo. Foi possível comprovar ainda que a aprendizagem significativa ocorre de maneira mais eficiente quando novos conteúdos são apresentados a partir da utilização de saberes já adquiridos. Como produto da pesquisa foi produzido um guia didático voltado a docentes de ensino médio com a finalidade de facilitar a ministração desses conteúdos e otimizar a sua aprendizagem.
Abstract: Contents linked to Genetics are generally not well understood by high school students and the lack of connection between these contents and their reality ends up creating obstacles for the teaching-learning process. Blood Systems are sets of one or more antigens capable of promoting the production of specific antibodies and which are related to various biological events. This work seeks to create strategies that facilitate the teaching and learning process of genetics through the use of active methodology, teaching through investigation and the association of genetic concepts with blood systems (ABO and Rh). In order to produce meaningful learning, a didactic sequence was constructed with playful and investigative activities that bring genetic content closer to situations present in everyday student life. Next, we discuss the constitution and structuring of the DNA molecule, the role of the genome and epigenome in gene expression, we contextualize the study of genetic concepts based on the presentation of blood systems and we discuss the biological reasons for the need for compatibility between donors. and recipient for the success of transplants. To this end, a qualitative-quantitative research was carried out, of an interventional nature with an action research procedure. All activities were applied to students in the 3rd year of high school at EEEFM Gentil Lins located in the municipality of Sapé/PB. The results obtained demonstrated that students behave in a more participatory way when active methodologies and contextualization of the content studied are used in situations present in their daily lives or biological facts that involve collective well-being. It was also possible to prove that meaningful learning occurs more efficiently when new content is presented using knowledge already acquired. As a product of the research, a teaching guide was produced aimed at high school teachers with the aim of facilitating the delivery of these contents and optimizing their learning.
Palavras-chave: Genética - Ensino
Metodologias ativas
Sequência didática
Sistemas sanguíneos
Transplante de células e órgãos
Genetics - Teaching
Active methodologies
Following teaching
Blood systems
Cell and organ transplantation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32049
Data do documento: 21-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

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