Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32057
Tipo: | Dissertação |
Título: | Culinária como um recurso didático para o ensino de biomoléculas: carboidratos, lipídios e proteínas |
Autor(es): | Freitas, Josilene de Souza |
Primeiro Orientador: | Menegatti, Angela |
Resumo: | Na prática pedagógica um dos maiores desafios para o professor é vincular teoria e prática de modo a tornar o conteúdo o mais interessante possível para os alunos. Ao mesmo tempo, torná-los protagonistas de seu aprendizado por meio do ensino por investigação é uma necessidade cuja dificuldade é expressiva - principalmente no retorno pós-pandemia – e, mais ainda, quando trata-se de conteúdos de bioquímica, considerados de difícil aprendizagem. A literatura aponta que aulas práticas em laboratório podem minimizar tais dificuldades, porém, dados do Censo Escolar de 2022 apontam que o laboratório de ciências está presente em apenas 38,8% das escolas de ensino médio da rede pública brasileira, o que é um agravante no processo de ensino e implica na necessidade de o professor desenvolver novas estratégias que busquem a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho visou apresentar o ensino de biomoléculas vinculado à culinária, propondo aulas práticas que integrassem o conteúdo abordado em sala de aula à efetiva prática discente, na qual os educandos tiveram a oportunidade de visualizar o conteúdo de forma lúdica, através do ensino por investigação. Essa abordagem didática alternativa à prática tradicional permeou nosso questionamento acerca de se tal abordagem é efetivamente mais construtiva que a tradicional. Para tanto, o trabalho teve caráter qualitativo e foi desenvolvido em uma turma de 27 estudantes da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira, localizada na cidade de Areia – PB. As estratégias pedagógicas foram pautadas em atividades de ensino investigativas e buscaram melhorar o ensino-aprendizagem das biomoléculas (carboidratos, lipídios e proteínas) no ensino médio – quando comparado ao ensino tradicional, e o protagonismo estudantil. Destarte, os espaços escolares utilizados foram a própria sala de aula e a cozinha escolar, onde foram desenvolvidas as atividades baseadas nas receitas propostas. Os resultados deste trabalho foram avaliados por meio da avaliação contínua ao longo do processo e dos resultados obtidos através de questionários. Analisando- se os resultados obtidos através do percurso metodológico desenvolvido e das práticas pedagógicas aplicadas, pode-se concluir que os resultados pretendidos – a exemplo do aumento do protagonismo discente nas aulas, a aproximação do conteúdo de sala de aula à realidade e a associação entre teoria e prática pela experimentação em culinária - foram alcançados. A utilização de alimentos como ferramenta de aprendizagem ofereceu uma conexão tangível entre teoria e prática. Como produto e resultado deste trabalho foi produzido um guia didático que, ao apresentar o ensino de bioquímica atrelado à prática culinária, busca ser um auxílio a mais aos professores de Biologia do Ensino Médio. |
Abstract: | In pedagogical practice, one of the greatest challenges for teachers is to link theory and practice in a way that makes the content as engaging as possible for students. At the same time, making them protagonists of their learning through inquiry-based teaching is a necessity whose difficulty is significant - especially in the post-pandemic return - and even more so when it comes to biochemistry content, considered difficult to learn. Literature points out that practical laboratory classes can minimize such difficulties, however, data from the 2022 School Census indicate that science laboratories are present in only 38.8% of brazilians public high schools, which exacerbates the teaching process and implies the need for teachers to develop new strategies that aim for effective student learning. In this context, the present work aimed to present the teaching of biomolecules linked to cooking, proposing practical classes that integrated the content addressed in the classroom with effective student practice, where students had the opportunity to visualize the content in a playful way, through inquiry-based teaching. This alternative didactic approach to traditional practice permeated our questioning about whether such an approach is indeed more constructive than the traditional one. Therefore, the work had a qualitative character and was developed in a class of 27 students from the 1st grade of high school at the Carlota Barreira State School of Elementary and Secondary Education, located in the city of Areia – PB. The pedagogical strategies were based on investigative teaching activities and aimed at improving the teaching-learning of biomolecules (carbohydrates, lipids, and proteins) in high school - when compared to traditional teaching, and student protagonism. Thus, the school spaces used were the classroom itself and the school kitchen, where the activities based on the proposed recipes were developed. The results of this work were evaluated through continuous assessment throughout the process and the results obtained through questionnaires. Analyzing the results obtained through the developed methodological path and the applied pedagogical practices, it can be concluded that the intended results - such as increased student protagonism in classes, bringing classroom content closer to reality, and linking theory and practice through culinary experimentation - were achieved. The use of food as a learning tool offered a tangible connection between theory and practice. As a product and result of this work, a didactic guide was produced that, by presenting biochemistry teaching linked to culinary practice, seeks to be an additional aid to high school Biology teachers. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Ensino de biomoléculas Ensino por investigação Protagonismo estudantil Atividades lúdicas Biology teaching Biomolecule teaching Inquiry-based teaching Student protagonism Playful activities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32057 |
Data do documento: | 22-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JosileneDeSouzaFreitas_Dissert.pdf | 40,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
JosileneDeSouzaFreitas_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf | 2,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons