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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32061
Tipo: Dissertação
Título: Sexualidade em debate: o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como estratégia para a educação sexual de adolescentes no contexto escolar
Autor(es): Silva, Jussara Marta da
Primeiro Orientador: Tafuri, Luciene Simões de Assis
Resumo: A adolescência se caracteriza como uma etapa desafiadora e marcada por transformações físicas e emocionais. É salutar que uma rede de apoio familiar, escolar e das equipes de saúde forneçam suporte a esses jovens. Nesse período, a sexualidade aflora e com ela os desafios se intensificam, especialmente quando esses jovens estão inseridos em ambiente de vulnerabilidade social. Nesse contexto, a família nem sempre auxilia, pois a sexualidade é repleta de mitos e tabus. Assim, a escola exerce um papel fundamental na divulgação, de modo científico. O uso de práticas inovadoras, como as provenientes das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem configurar-se como ferramentas úteis para disseminação do conhecimento. As mídias digitais, por se fazerem presentes no cotidiano dos adolescentes, mostram-se como um recurso didático capaz de contribuir para o processo de aprendizagem. Dentre elas, o podcast é uma opção de TDIC, de fácil acesso e permite renovação de conteúdo de modo contínuo. Este trabalho objetiva promover o debate e a conscientização sobre a temática sexualidade na educação básica, utilizando o podcast como estratégia de ensino. Para isto, foram escolhidos 35 estudantes de uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, localizada no município de Camaragibe/PE. A estratégia metodológica empregada foi uma sequência didática investigativa, tendo como ferramenta o uso das TDIC, mais precisamente a construção de podcasts. Inicialmente, foi ministrado uma oficina em sala de aula, onde os alunos conheceram as ferramentas necessárias para a produção e divulgação dessa TDIC, e na qual foram escolhidos quatro estudantes para participarem das entrevistas. Em um segundo momento, para planejar os podcasts, foi feita aplicação de questionário com finalidade de obter informações sobre os conhecimentos prévios dos estudantes e escolher os temas para as entrevistas. Os temas selecionados foram sexualidade x ansiedade, violência de gênero, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência, a partir dos quais, os estudantes realizaram pesquisas para se apropriarem do tema e construíram os roteiros das entrevistas. A pesquisadora contatou os profissionais das áreas escolhidas e as gravações dos podcasts ocorreram de modo presencial e virtual. Em sala de aula, os estudantes foram divididos em grupos para escutarem e debaterem sobre cada um dos episódios. Para sistematizarem o que aprenderam, os estudantes fizeram mapas mentais e divulgação na escola com cartazes. Nas plataformas de podcast e redes sociais, a publicação foi feita pela pesquisadora. Finalizando o estudo, foi produzido um guia didático digital e impresso para os professores da educação básica. Nele, estão contidos um QR Code que direciona para todos os episódios e um link com a transcrição dos áudios para o acesso de pessoas surdas. Percebeu-se que ao utilizar as tecnologias digitais como facilitadoras educacionais, o projeto despertou a curiosidade e a atenção dos estudantes, estimulando-os a reflexão e ao protagonismo juvenil. Espera-se que esse trabalho, contribua como um instrumento auxiliar para que os professores utilizem em suas aulas, como ferramentas para tornar o ensino investigativo e a aprendizagem mais significativa.
Abstract: Adolescence is characterized as a challenging stage marked by physical and emotional transformations. It is beneficial for a family, school and health team support network to provide support to these young people. During this period, sexuality emerges and with it the challenges intensify, especially when these young people are inserted in an environment of social vulnerability. In this context, the family does not always help, as sexuality is full of myths and taboos. Thus, the school plays a fundamental role in disseminating, in a scientific way, this topic. The use of innovative practices, such as those from Digital Information and Communication Technologies (DICT) can be useful tools for disseminating knowledge. Digital media, as they are accessible and present in the daily lives of teenagers, prove to be a digital teaching resource capable of contributing to the learning process. Among them, the podcast is an DICT option, as it is easy to access and allows for continuous content renewal. This work aims to promote debate and awareness on the topic of sexuality in basic education, using the podcast as a teaching strategy. For this, 35 students were chosen from a 3rd year high school class at a state public school, located in the municipality of Camaragibe/PE. The methodological strategy used was an investigative didactic sequence, using DICT as a tool, more precisely the construction of a podcast. Initially, the researcher taught a workshop in the classroom, where students learned about the tools necessary for the production and dissemination of this DICT, and in which four students were chosen to participate in the interviews. Secondly, to plan the podcasts, a questionnaire was administered to obtain information about the students' prior knowledge and choose topics for the interviews. The selected themes were sexuality x anxiety, gender-based violence, STIs and teenage pregnancy, from which the students carried out research to understand the theme and created interview scripts. The researcher contacted professionals in the chosen areas and the podcasts were recorded in person and online. In the classroom, students were divided into groups to listen and debate each of the podcasts. To systematize what they learned, the students made mind maps and publicized them at school with posters. On podcast and social media platforms, the publication was made by the researcher. Concluding the study, a digital and printed teaching guide was produced for basic education teachers. It contains a QR Code that directs you to all episodes and a link with the transcription of the audios for deaf people to access. It was noticed that by using digital technologies as facilitators, the project aroused the students' curiosity and attention, encouraging them to reflect and take on youth leadership. It is hoped that this work will contribute as an auxiliary instrument for teachers to use in their classes, as tools to make investigative teaching and learning more meaningful.
Palavras-chave: Educação sexual - Adolescência
Educação sexual - Tecnologias digitais - Podcast
Sexualidade - Adolescência
TDIC
Sex education - Adolescence
Sex education - Digital technologies - Podcast
Sexuality - Adolescence
DICT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32061
Data do documento: 28-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

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