Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32080
Tipo: | TCC |
Título: | Implicações ambientais no descarte irregular de esgoto no meio ambiente: uma proposta de intervenção pedagógica |
Autor(es): | Almeida, Patrícia de Moura |
Primeiro Orientador: | Sassi, Roberto |
Resumo: | A crescente preocupação com a qualidade dos recursos hídricos é evidente nos dias atuais. O crescimento desorganizado dos centros urbanos em conjunto com o rápido aumento populacional nestas áreas vem afetando a qualidade dos recursos hídricos disponíveis. Isto se deve à falta de planejamento de infraestruturas adequadas para o abastecimento de água, esgotamento sanitário e principalmente de tratamento destes resíduos, o que acarreta no despejo de grande quantidade destes em rios e mares, ultrapassando a sua capacidade natural de processamento dos mesmos. O excesso de deposição desta matéria orgânica provoca o enriquecimento destes ambientes com nutrientes, com atenção especial para o nitrogênio e a proliferação demasiada de diversos organismos, entre eles, macroalgas e microalgas. Entre as microalgas, um grupo que atrai bastante atenção é o das cianobactérias, pois alguns gêneros deste grupo são potenciais produtores de toxinas, podendo causar danos à saúde humana, assim como de outros organismos. Entretanto, a falta de conhecimento da população acerca das implicações ambientais que o despejo de esgotos em rios e mares pode ocasionar é fator determinante para sua continuidade. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi investigar o conhecimento de alunos da 3ª série do ensino médio da E.E.E.M.P. Prefeito Osvaldo Pessoa acerca da problemática das implicações ambientais do descarte irregular de esgoto no meio ambiente. Além disso, objetivou-se realizar intervenções pedagógicas abordando a temática de forma a discutir sua importância e incentivar o debate de temas que associem problemas de relevância social e ambiental, necessários a construção do senso crítico científico, sobretudo buscando sua aproximação com a realidade dos alunos para uma aprendizagem significativa. Utilizou-se do estudo das Redes Semânticas Naturais (RSN) para levantar os conhecimentos dos alunos com relação ao assunto abordado. Foram realizadas duas aplicações deste instrumento, uma antes da execução de intervenções pedagógicas, realizadas consecutivamente, e outra após, com o intuito de avaliar o conhecimento adquirido. Os resultados evidenciaram uma diferença significativa entre o conhecimento apresentado pelos alunos no pré-teste e no pós-teste. Isso pode ser explicado devido ao pouco contato que boa parte dos alunos demonstrou ter com parte dos assuntos tratados, e com a realização das intervenções tiveram a oportunidade de apreender algum conhecimento acerca dos mesmos. Somado a isto, a utilização de metodologias de ensino como os jogos didáticos auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem na medida em que incentiva a criatividade, liderança e trabalho em grupo, além de proporcionar uma aprendizagem prazerosa. |
Abstract: | The growing concern about the quality of water resources is evident today. The disorganized growth of urban centers coupled with the rapid population increase in these areas has been affecting the quality of available water resources. This is due to the lack of adequate infrastructure planning for water supply, sanitary sewage and mainly treatment of this waste, which results in the dumping of large quantities of these in rivers and seas, exceeding their natural capacity to process them. The excess deposition of this organic matter causes the enrichment of these environments with nutrients, with special attention to the nitrogen and the excessive proliferation of several organisms, among them, macroalgae and microalgae. Among microalgae, a group that attracts a great deal of attention is that of cyanobacteria, because some genera of this group are potential producers of toxins, and can cause damage to human health, as well as other organisms. However, the lack of knowledge of the population about the environmental implications that the discharge of sewage in rivers and seas can cause is a determining factor for its continuity. In view of the above, the objective of this research was to investigate the knowledge of students of the 3rd grade of E.E.E.M.P. Mayor Osvaldo Pessoa on the issue of the environmental implications of irregular waste disposal in the environment. In addition, it was aimed to carry out pedagogical interventions addressing the theme in order to discuss its importance and to encourage the debate of themes that associate problems of social and environmental relevance, necessary for the construction of the scientific critical sense, mainly seeking its approximation with the reality of the students for meaningful learning. The study of Natural Semantic Networks (RSN) was used to raise students' knowledge about the subject matter. Two applications of this instrument were carried out, one before the execution of pedagogical interventions, carried out consecutively, and another after, in order to evaluate the knowledge acquired. The results showed a significant difference between the knowledge presented by the students in the pre-test and in the post-test. This can be explained due to the lack of contact that a good part of the students showed to have part of the subjects treated, and with the accomplishment of the interventions had the opportunity to apprehend some knowledge about them. In addition to this, the use of teaching methodologies such as didactic games helps in the development of learning in that it encourages creativity, leadership and group work, as well as providing a pleasurable learning. |
Palavras-chave: | Recursos hídricos Poluição Cianobactérias Jogos didáticos Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32080 |
Data do documento: | 15-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PMA04102024 .pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.