Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Jane Gomes de-
dc.date.accessioned2024-10-08T10:54:26Z-
dc.date.available2024-02-23-
dc.date.available2024-10-08T10:54:26Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32098-
dc.description.abstractThis research presents the podcast as a non-exclusive virtual tool for learning (FVNexA) (Matos, 2020) and how its use can contribute to teaching-learning processes, especially in the production of oral textual genres, specifically storytelling. The research's general objective is to investigate how the ItemNet podcast associated with storytelling can contribute to the development of the use of orality and the production of texts in the construction of their own speeches. The methodological approach adopted was action research, as defined by Elliot (1999), Bortoni-Ricardo (2009) and Thiolente (2018). This research is structured into five chapters: In the first chapter we present a historical scenario about the orality and studies carried out it’s use. In the second chapter we discuss the theoretical foundations for carrying out this study, we provide a brief history of orality and its importance in history, we revisit the dichotomy of speech and writing, in the third we address the view on orality contained in guiding legal documents. Next, we bring the fourth chapter with the use of digital literacy and multiliteracies and the presence of technology in education. In the fifth chapter we present the methodological path of the research, we will discuss the nature of the research, the universe and participants involved, the reasons that led us to the choices discussed and the instruments selected. We develop the didactic sequence and the data obtained from the preparation of the educational podcasts. We also present the description, analysis and interpretation of this data, we reflect on the preparation of podcasts by students. Finally, we come to final considerations, references, annexes and appendices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-10-08T10:54:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JaneGomesDeAndrade_Dissert.pdf: 1167192 bytes, checksum: e1dad21a2195d29d177ea91c65fb74a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-08T10:54:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JaneGomesDeAndrade_Dissert.pdf: 1167192 bytes, checksum: e1dad21a2195d29d177ea91c65fb74a6 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectOratóriapt_BR
dc.subjectPodcasts educacionaispt_BR
dc.subjectFVNexApt_BR
dc.subjectGêneros textuais oraispt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectOratorypt_BR
dc.subjectEducational podcastspt_BR
dc.subjectOral textual genrespt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.titleStorytelling no podcast: as FVNexAS no gênero textual oralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jorgevaldo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9676057589451532pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta o podcast enquanto ferramenta virtual não exclusiva à Aprendizagem (FVNexA) (Matos, 2020) e como seu uso pode contribuir nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo na produção de gêneros textuais orais, especificamente a storytelling. A pesquisa tem como objetivo geral traçado, investigar como o ItemNet podcast associado a storytelling pode contribuir para o desenvolvimento do uso da oralidade e a produção de textos na construção de seus próprios discursos. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa-ação, conforme define Elliot (1999) Bortoni-Ricardo (2009) e Thiolente (2018). Esta pesquisa está estruturada em cinco capítulos: no primeiro capítulo apresentamos um cenário histórico sobre a oralidade e os estudos realizados sobre seu uso; no segundo capítulo discutimos os fundamentos teóricos para a realização deste estudo, trazemos um breve histórico sobre a oralidade e sua importância na história, revisitamos a dicotomia da fala e da escrita, dando continuidade, no terceiro capítulo abordamos a visão sobre a oralidade contida nos documentos legais norteadores, em seguida trazemos o quarto capítulo com a presença da tecnologia e letramentos na educação. No quinto capítulo apresentamos o percurso metodológico da pesquisa, discorreremos sobre a natureza da pesquisa, o universo e os participantes envolvidos, os motivos que nos levaram às escolhas abordadas e os instrumentos selecionados, desenvolvemos a sequência didática e os dados obtidos com a elaboração dos podcast educacionais. Também expomos a descrição, a análise e a interpretação desses dados, tecemos uma reflexão sobre a elaboração dos podcast pelos estudantes. Por fim, chegamos às considerações finais, referências, anexos e apêndices.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaneGomesDeAndrade_Dissert.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons