Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32104
Tipo: | TCC |
Título: | Características dos professores de contabilidade: percepções positivas a partir da minha formação na Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Lisboa, Lucas Oliveira. |
Primeiro Orientador: | Coelho, Christiano. |
Resumo: | A atuação do educador é uma tarefa muito importante, uma vez que a partir disso podemos contribuir para um maior número de permanência, com estudantes cada vez mais satisfeitos e que sentem prazer em estudar matérias difíceis que em partes acabam se tornando fáceis. Deste modo, esse trabalho tem como perspectiva as práticas positivas desenvolvidas pelos professores de contabilidade em sala de aula com os seus estudantes e nas mais diversas disciplinas do curso, diante disso, partimos da seguinte questão norteadora: quais as características positivas da prática docente que contribuem para o sucesso do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba? O estudo terá por objetivo geral analisar as práticas positivas no processo de ensino aprendizagem dos professores do curso de Ciências Contábeis. Nesse sentido, justifica-se a realização desse trabalho pela necessidade de conhecimento em relação as práticas positivas desenvolvidas por alguns educadores e que elevam o nome do curso superior de Ciências Contábeis e que levam os estudantes a sentirem prazer em assistirem as aulas e permanecerem ao curso de forma ativa durante todo o tempo de graduação. Diante disso, osresultados das avaliações foram positivos. recomenda-se que novas pesquisas sejam feitas, com uma maior amostragem e características mais específicas. Por fim,é possível afirmar que os objetivos foram alcançados e que o Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) possui bons professores. |
Abstract: | The role of the educator is a very important task, since from this we can contribute to a greater number of students staying, with students who are increasingly satisfied and who enjoy studying difficult subjects that in parts turn out to be easy. In this way, the perspective of this work is the positive practices developed by accounting teachers in the classroom with their students and in the most diverse subjects of the course. With this in mind, we set out with the following guiding question: what are the positive characteristics of teaching practice that contribute to the success of the Accounting course at the Federal University of Paraíba? The general aim of the studywill be to analyze the positive practices in the teaching-learning process of theAccounting course teachers. This work is justified by the need for knowledge about the positive practices developed by some educators, which raise the profile of the Accountancy degree course and make students enjoy attending classes and remain active throughout their degree. In view of this, the results of the evaluations were positive. It is recommended that further research be carried out, with a larger sample and more specific characteristics. Finally, it is possible to state that the objectives were achieved and that the Accounting Course at the Federal University of Paraíba (UFPB) has good teachers. |
Palavras-chave: | Processo de ensino-aprendizagem. Métodos de ensino. Prática docente. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32104 |
Data do documento: | 31-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOL07102024.PDF | 359,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons