Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32149
Tipo: TCC
Título: O letramento literário e o ensino da literatura através do gênero conto: proposta metodológica a partir de Herbarium, de Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Santos, Maria da Guia Florentino dos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Primeiro Coorientador: Sousa, Rebeca Monteiro Ayres de
Resumo: Esta monografia teve como objetivo geral propor uma sequência didática a partir do conto Herbarium (2009), escrito por Lygia Fagundes Telles. Para tanto, houve a investigação do atual ensino de literatura, considerando as necessidades de compreensão textual do letramento literário no Brasil, assim como as metodologias que empenham-se em transformar o processo de elaboração de sentido, destacando, sobretudo, as contribuições de Cosson (2006), cuja abordagem teórica serviu especialmente como fundamento central nas discussões posteriores deste trabalho, em paralelo a Cosson (2006) foi adotado os seguintes teóricos: Lazarin (2013), Marli de Fátima Monteiro de Almeida (2016) e Begma Tavares Barbosa (2011). A partir da construção teórica a respeito das práticas sociais do letramento literário, da importância da literatura e do ensino do conto, arquitetou-se, inicialmente, a análise pela ótica da autoraleitora para, em seguida, formular a sequência didática para uma turma hipotética do Sétimo Ano do Ensino Fundamental II, levando em consideração a temática do amor, afinal, trata-se de um assunto presente na vida dos adolescentes, despertando o interesse e a atenção durante a prática pedagógica.
Abstract: The general objective of this monography was to propose a didactic sequence based on the short story Herbarium (2009), written by Lygia Fagundes Telles. To this end, there was an investigation of the current teaching of literature, considering the needs of textual comprehension of literary literacy in Brazil, as well as the methodologies that strive to transform the process of elaboration of meaning, highlighting, above all, the contributions of Cosson (2006), whose approach served especially as a central foundation in the subsequent discussions of this work, in parallel with Cosson (2006) the following theorists were adopted: Lazarin (2013), Marli de Fátima Monteiro de Almeida (2016) e Begma Tavares Barbosa (2011). From the theoretical construction about the social practices of literary literacy, the importance of literature and the teaching of the short story, the analysis was initially designed from the perspective of the author-reader to then formulate the didactic sequence for a hypothetical middle school class, taking into account the theme of love, after all, it is a subject present in the lives of adolescents, arousing interest and attention during pedagogical practice.
Palavras-chave: Conto
Letramento literário
Lygia Fagundes Telles
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32149
Data do documento: 30-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGFS06122023.pdf523,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons