Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32159
Tipo: | TCC |
Título: | A quadra como escola, o núcleo como centro comunitário: Proposta de um complexo educacional em João Pessoa - PB |
Autor(es): | Pereira, Diêgo Nóbrega Caetano |
Primeiro Orientador: | Ruas, Dalton Bertini |
Resumo: | Dada a importância da educação em seus diversos aspectos, este trabalho busca enfatizar a arquitetura como um agente colaborador no processode aprendizagem, visando não apenas servir a professores e alunos, mas também beneficiar toda a comunidade ao seu redor. Diante também da necessidade de repensara relação entre estas duas partes e acreditando que a arquitetura escolar pode ser um instrumento na promoção de uma melhor interação este trabalho propõe uma alternativa para a Escola João Goulart, localizada em João Pessoa, que atualmente se isola por trás de um imponente muro. A proposta projetual baseia-se então na criação de uma quadra escolar aberta, proporcionando espaços públicos livres para atividades diversas, e que consequentemente busque melhorar a urbanidade da região. Deste modo o projeto se concentra em três vertentes: Escolar, esportiva e cultural, com diretrizes que visam através de estratégias espaciais aproximar a escola da comunidade, alternativas à segurança que não seja o isolamento, contribuir para a prática do ensino em tempo integral, resgatar equipamentos esportivose criarespaçospúblicoslivres. |
Abstract: | Considering the importance of education in its various aspects, this work seeks to emphasize architecture as a collaborative agent in the learning process, aiming not only to serve teachers and students, but also to benefit the entire community around it. Given the need to rethink the relationship between these two parts and believing that school architecture can be an instrument in promoting better interaction, this work proposes an alternative for the João Goulart School, located in João Pessoa, which is currently isolated behind of an imposing wall. The design proposal is then based on the creation of an open school block, providing free public spaces for various activities, and which consequently improves the urbanity of the region. In this way, the project focuses on three aspects: School, sports and cultural, with guidelines that aim, through spatial strategies, to bring the school closer to the community, alternatives to security other than isolation, contribute to the practice of full-time teaching, rescue sports equipment and create free public spaces. |
Palavras-chave: | Arquitetura escolar quadra escolar interação escola-comunidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32159 |
Data do documento: | 10-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Diêgo Nóbrega Caetano Pereira.pdf | 33,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.