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Tipo: TCC
Título: A contribuição do PIBID - Letras Português para a formação do professor e dos alunos do ensino médio
Autor(es): Bendito, Maria da Guia da Silva
Primeiro Orientador: Ribeiro, Maria das Graças Carvalho
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação dos alunos dos cursos de licenciatura, mais especificamente do Curso de Letras Português e dos alunos do ensino médio, visando a identificar as principais dificuldades encontradas até então para o desenvolvimento desse Programa. A ideia de definir esse assunto como tema do nosso trabalho de conclusão deve-se ao fato de ser bolsista do Subprojeto Letras- Português desde o período 2012.1. A experiência de vivenciar a sala de aula motivoume a investigar os seus efeitos não só na formação inicial dos alunos (bolsistas) do Curso de Graduação em Letras Português, assim como na formação dos alunos e dos professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Olivina Olívia Carneiro da Cunha, onde atuo como bolsista. Para tanto, fezse necessária a aplicação de um questionário, por meio do qual pudemos colher a opinião dos envolvidos no Programa, ou seja, dos alunos e dos professores de Língua Portuguesa da referida escola, como também dos alunos bolsistas. Os dados foram analisados à luz dos documentos oficiais em que se encontram fundamentadas as orientações para a Educação Básica, em especial para o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a exemplo da LDB, OCEM, PCN+ e PCNEM. Os dados preliminares nos orientam para a conclusão de que o PIBID pode contribuir de modo efetivo para a melhoria da Educação Básica, uma vez que visa aliar o conhecimento adquirido nos Cursos de Graduação à prática docente, funcionando, assim, como uma espécie de residência supervisionada.
Abstract: This paper aims to discuss the contribution of the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID) for the training of students in undergraduate programs, more specifically the Portuguese Language Course and high school students in order to identify the main difficulties encountered so far to the development of this program. The ideas on this subject as the theme of our final paper is due to the fact that fellow's Activity-Portuguese Letters from the period 2012.1. The experience of the classroom experience motivated me to investigate its effects not only in the initial training of students (Fellows) graduating in Portuguese Literature Course, as well as in the training of students and teachers of Portuguese Speaking at the State School Elementary and High School Teacher Olivina Olivia Carneiro da Cunha, where I work as a scholar. Therefore, it was necessary to apply a questionnaire, through which we reap the views of stakeholders in the program, ie, the students and the Portuguesespeaking teachers of that school, as well as the scholarship students. Data were analyzed in the light of official documents in which they are based guidelines for Basic Education, especially for the Portuguese Language Teaching in high school, like the LDB, OCEM, PCN + and PCNEM. Preliminary data in the guide to the conclusion that the PIBID can contribute effectively to the improvement of basic education as it aims to combine the knowledge acquired in undergraduate courses to the teaching practice, working thus as a kind of supervised residence .
Palavras-chave: PIBID
Formação do professor
Ensino Médio
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3216
Data do documento: 25-Mar-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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