Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32164
Tipo: Tese
Título: O processamento da anáfora conceitual por aprendizes de língua inglesa
Autor(es): Farias, Sheila Costa de
Primeiro Orientador: Leitão, Márcio Martins
Resumo: Estudos sobre o processamento anafórico incluem tanto o escopo da sentença quanto o do discurso, permitindo, então, que sejam analisados fenômenos considerando não apenas questões estritamente sintáticas, mas também que se situam na interface entre a sintaxe, a semântica e a pragmática. Aqui centrou-se no último aspecto, uma vez que foram observadas as relações entre as sentenças lidando, em especial, com o processamento da anáfora conceitual na situação em que o nome coletivo é um antecedente. Foram aplicados três experimentos para observar esse fenômeno com falantes nativos do português brasileiro; falantes de língua inglesa; e aprendizes de língua inglesa, nos níveis intermediário e avançado, utilizando a técnica de leitura automonitorada. O objetivo geral foi observar que tipo de retomada era mais demorada para ser processada: aquela em que os traços de número e/ou de gênero do antecedente e da retomada são congruentes (anáfora gramatical), ou aquela em que os traços são incongruentes e é necessário acessar a informação semântico-pragmática para a resolução anafórica (anáfora conceitual). Os resultados permitem concluir, por um lado, que a anáfora gramatical é mais rápida do que a conceitual, o que mostra a atuação do traço morfológico. Por outro lado, a informação semântico-pragmática é acessada, mas em um momento tardio.
Abstract: Studies on anaphoric processing include both the scope of the sentence and the scope of the discourse, therefore allowing for analyses that take into account not only strictly syntactic questions, but also phenomena at the interface between syntax, semantics and pragmatics. Here it was focused on this last point once it were observed relations between sentences specially dealing with the processing of conceptual anaphor when there is a collective noun as antecedent. In order to verify this phenomenon it were carried out three experimental studies with native Brazilian Portuguese language speakers; with native English language speakers at intermediate and advanced levels; and with learnerns of English language by using the self-paced reading technique. It was intended to observe what kind of retrieval takes longer to process: one in which the number and/or gender features of the antecedent and the pronoun are compatible (grammatical anaphor), or one in which the features are not compatible and it is necessary to access the semantic-pragmatic information (conceptual anaphor). Results allow us to conclude, on the one hand, that the grammatical anaphor is faster than the conceptual one, which shows the morphological level of the operation. On the other hand, the semantic-pragmatic information is accessed but it is in a later moment.
Palavras-chave: Gramática
Anáfora gramatical
Anáfora conceitual
Psicolinguística experimental
Conceptual anaphor
Grammatical anaphor
Experimental psycholinguistics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32164
Data do documento: 23-Fev-2015
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SheilaCostaDeFarias_Tese.pdf5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons