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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32169| Tipo: | TCC |
| Título: | Potencialidades e limites do Programa Residência Pedagógica na ótica de residentes, preceptores e orientadoras: um estudo sobre o núcleo de Biologia, Campus I da UFPB |
| Autor(es): | Pereira, Amanda Cecília Catão |
| Primeiro Orientador: | Feitosa, Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar |
| Resumo: | O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi implementado em agosto de 2018 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a finalidade de induzir e aprimorar a relação entre teoria e prática dos cursos de licenciatura, promovendo a introdução dos licenciandos nas escolas e estreitando a relação entre Instituição de Ensino Superior (IES) e Escolas de Educação Básica, denominada escola-campo. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram implementados 18 núcleos, dentre esses o núcleo de Biologia, no Campus I, objeto de nossa investigação. O objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto do PRP de biologia na formação inicial e continuada de professores, enfatizando as potencialidades e os limites do Programa. O estudo de caráter exploratório teve como estratégia metodológica o estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram os residentes, preceptores e orientadoras vinculados ao núcleo Biologia, Campus I, da UFPB. Os dados foram obtidos por meio de aplicação on-line de questionário aberto, cuja interpretação se deu pela técnica de análise de conteúdo. Identificou-se que o PRP conseguiu cumprir alguns de seus objetivos, sendo relevante na formação de seus integrantes, apesar de serem necessários alguns ajustes, como uma maior ênfase na relação IES e escola-campo. Na formação inicial, os residentes atuaram em escolas-campo de modo a compreenderem e refletirem sobre o fazer docente, bem como tiveram oportunidade de aplicar a teoria estudada durante sua formação inicial na IES. Aos preceptores, foi constatada à contribuição no sentido de proporcionar a reconfiguração das metodologias adotadas em sala de aula. De acordo com as orientadoras, o PRP oportuniza aos licenciandos experiências pedagógicas fundamentais à sua formação docente ao tempo em que também dá visibilidade aos desafios da formação inicial desses. Entende-se que os resultados dessa pesquisa subsidiarão aos gestores do Programa na operacionalização em edições mais recentes. Por outro lado, geram informações que podem motivar tomadas de decisões e aprimoramentos pela CAPES nas próximas vigências do PRP. |
| Abstract: | The Pedagogical Residency Program (PRP – "Programa de Residência Pedagógica" in Portuguese) was started in August 2018 by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES – "Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior" in Portuguese) to induce and improve the relation between theory and practice in licentiate undergraduation, offering undergraduate students insertion in schools and strengthening the relationship between Higher Education Institution (IES – "Instituição de Ensino Superior" in Portuguese) and Primary Education schools, called Field School. It was implemented 18 nuclei at the Federal University of Paraiba (UFPB – "Universidade Federal da Paraíba" in Portuguese). The goal of this research is one of these nuclei, the biology nucleus. This paper aims to analyze the impact of the biology program (PRP) in the beginning and continuing of the teacher formation, highlighting the potentiality and limits of the program. It was used as its methodological strategy in this paper the case study. The participants of the research were the residents, preceptors (from field school), and mentors (from university) linked to the biology nucleus, Campus I, at UFPB. The data were obtained from an open questionnaire through an online application, which interpretation was given by the content analysis technique. It was identified that the program (PRP) was able to fulfill some of its objectives, being significant in the training of the members, although some adjustments were necessary, such as a greater emphasis on the Higher Education Institution (IES) and Field School relationship. In the initial training, residents worked in Field School in order to understand and think about teaching, as well as the opportunity to apply the theory studied during their initial training at the Higher Education Institution (IES). It was noted about the preceptors a contribution in a way to provide the reconfiguration of the methodologies applied in the classroom. According to the mentors, the program (PRP) provides to the undergraduates' fundamental pedagogical experiences for their teacher training while also giving visibility to the challenges of their initial training. It is understood that the results of this research will subsidize the program managers to more recent editions training. On the other side, it was generated pieces of information that can motivate decision-making and improvements by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in the next programs (PRP). |
| Palavras-chave: | Formação docente Residência pedagógica Prática pedagógica Qualificações acadêmicas Biologia - Formação docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32169 |
| Data do documento: | 10-Dez-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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