Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaz, Marilia Carolina Pereira da-
dc.date.accessioned2024-10-15T17:47:52Z-
dc.date.available2024-10-15-
dc.date.available2024-10-15T17:47:52Z-
dc.date.issued2019-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32172-
dc.description.abstractBradypus variegatus species is one of the last arboreal individuals that has survived to urbanization. A few is known about this animal and its ecological importance for the maintenance of the ecosystem they live. There is little literary framework on these animals currently, however it is frequent the sighting of these in remnants of Atlantic Forest in the urban centers. In addition, it is rare to have didactic materials that approach the regional fauna in a contextualized way, it becomes of extreme importance the production of didactic resources that aid in the teaching-learning process of sciences and biology. The objective of this work is to present a book to assist in the teaching of science and biology, as well as a set of studies on the biodiversity present in the urban fragments of Atlantic Forest in João Pessoa / PB. The specific objectives are to identify the approach about B. variegatus in primary school textbooks used in schools in João Pessoa / PB; transposing scientific content on B. variegatus into an easily accessible language; to demonstrate the anatomy, physiology, behavior, ecology and relevance for the conservation of these animals, as well as the current scenario of these in the remnants of the Atlantic Forest in the urban environment. A survey of the science and biology books was carried out to identify the approach of school program content involving sloth critters, as well as aspects of alternative conceptions about sloths before society. Considering these aspects together with theoretical basis on the scientific aspects about B. variegatus, a book was elaborated. The chapters approached in the material elaborated considered the gaps found in the teaching materials available in the school on the subject, but also aspects relevant to teaching-learning, textual production through didactic transposition, the use of visual resources to illustrate content and sessions aimed at scientific research and knowledge building in each chapter. The book is aimed at primary and secondary school students and teachers of science and biology as complementary material and teaching-learning tool to the study of zoology, ecology, environmental education, biodiversity, urbanization and other contents that may be correlated with the current situation of sloths and can also be used in informal education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-10-15T17:47:52Z No. of bitstreams: 1 MCPP15102024 .pdf: 4353006 bytes, checksum: 8d42d34a114c96250bba53fd85def7f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-15T17:47:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCPP15102024 .pdf: 4353006 bytes, checksum: 8d42d34a114c96250bba53fd85def7f2 (MD5) Previous issue date: 2019-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMata atlânticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectBradypus variegatuspt_BR
dc.titleO fascinante mundo das preguiças: uma proposta de livro paradidáticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Pedro Cordeiro Estrela de Andrade-
dc.description.resumoA preguiça da espécie Bradypus variegatus é um dos poucos mamíferos de hábito arborícola que tem sobrevivido à urbanização, pouco se sabe sobre esse animal e a sua importância ecológica para a manutenção dos ecossistemas em que vivem. Existe pouco arcabouço literário sobre esses animais atualmente, porém é frequente o avistamento desses em remanescentes de Mata Atlântica presentes nos centros urbanos. Além disso, é rara a existência de materiais didáticos que abordem a fauna regional de forma contextualizada, se torna de extrema importância a produção de recursos didáticos que possam servir de auxílio a professores no processo de ensino-aprendizagem de ciências e biologia. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo geral elaborar um livro paradidático para auxiliar no ensino de ciências e biologia (Ensinos Fundamental II e Médio), bem como fomentar a conservação de B. variegatus presentes nos fragmentos urbanos de Mata Atlântica em João Pessoa/PB. Os objetivos específicos são identificar a abordagem acerca de B. variegatus em livros didáticos do ensino básico utilizados em escolas de João Pessoa/PB; transpor conteúdo científico sobre os B. variegatus para uma linguagem de fácil acesso; demonstrar a anatomia, fisiologia, comportamento, ecologia e relevância para conservação desses animais, bem como o atual cenário desses nos remanescentes de Mata Atlântica no meio urbano. Foi realizado levantamento dos livros de ciências e biologia para identificar a abordagem do conteúdo programático escolar envolvendo os bichos-preguiça, bem como os aspectos de concepções alternativas sobre as preguiças diante da sociedade. Levando em consideração tais aspectos, juntamente com embasamento teórico sobre os aspectos científicos sobre B. variegatus foi elaborado um livro paradidático. Os capítulos abordados no material elaborado levaram em consideração não só as lacunas encontradas nos materiais didáticos disponíveis na escola sobre o assunto, como também aspectos relevantes para o ensino-aprendizagem, com a produção textual através de transposição didática, o uso de recursos visuais para ilustrar o conteúdo e sessões destinadas à investigação científica e construção do conhecimento em cada capítulo. O livro paradidático é direcionado aos alunos do ensino básico e professores de ciências e biologia como material complementar e ferramenta no ensino-aprendizagem ao estudo de zoologia, ecologia, educação ambiental, biodiversidade, urbanização e demais conteúdos que possam estar correlacionados com a situação atual das preguiças, podendo ser utilizado também no âmbito da educação informal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCPP15102024 .pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.