Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32177
Tipo: Dissertação
Título: Práticas sociopolíticas e educação em direitos humanos no movimento social dos trabalhadores / entregadores de aplicativos
Autor(es): Viriato, Kleyton Cesar Alves da Silva
Primeiro Orientador: Moreira, Orlandil de Lima
Resumo: O presente estudo apresenta um novo movimento social que surgiu no decorrer dos anos 2020, notadamente relacionada à nova categoria profissional composta por trabalhadores/entregadores de aplicativos. Tal movimento ganhou visibilidade com o avanço da tecnologia, sobretudo das TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação), através do serviço do delivery e, principalmente, com o malsinado evento humanitário da epidemia do covid-19, pois a sociedade teve que exercer o isolamento social, saindo apenas para atividades essenciais e o serviço de delivery foi potencializado, fazendo com que a atenção fosse voltada para essa categoria de profissionais que amargavam a invisibilidade. Dentro desse contexto, o presente estudo investigou elementos interdisciplinares que permeiam os Direitos Humanos, haja vista que uma das principais bandeiras de luta dos trabalhadores/entregadores de aplicativos é com relação à conquista e manutenção de direitos trabalhistas que impliquem em condições dignas de trabalho, realidade inversa do que temos com a uberização das relações trabalhistas, devendo ser considerado, ainda, o contexto da pandemia da covid-19. Dessa forma, pudemos elencar como objetivo da presente pesquisa a tarefa de investigar se o novo movimento social dos entregadores de aplicativos desenvolve, em seu cotidiano, práticas sociopolíticas que promovam uma educação em direitos humanos. Para tanto, forão enfrentados os seguintes objetivos específicos: I) investigar como o conceito de trabalho e emprego se desenvolve no contexto da “uberização do trabalho” (plataformização do trabalho); II) investigar as mudanças no mundo do trabalho e suas consequências para os trabalhadores de aplicativos no contexto da pandemia; III) identificar práticas sociopolíticas no contexto do movimento social dos entregadores por aplicativos; IV) compreender como esse movimento social se aproxima de práticas educativas em e com os direitos humanos. Para esse fim, foi utilizado o método qualitativo com finalidade descritiva e exploratória, através pesquisa do tipo bibliográfica com revisão de literatura, por meio da análise de livros, artigos jurídicos, da legislação, além do mapeamento de notícias na rede mundial de computadores (internet) relacionadas ao movimento social dos entregadores de aplicativos. Como resultado foi possível enxergar no âmbito do movimento social dos entregadores de aplicativos a ocorrência de uma prática socioeducativa voltada para os direitos humanos.
Abstract: The present study presents a new social movement that emerged in the course of the 2020s, notably related to the new professional category composed of workers/delivery of applications. This movement gained visibility with the advancement of technology, especially ICTs (Information and Communication Technologies), through the delivery service and, especially, with the malicious humanitarian event of the covid-19 epidemic, because society had to exercise social isolation, leaving only for essential activities and the delivery service was potentiated, causing attention to be focused on this category of professionals who bitter invisibility. Within this context, the present study aims to investigate interdisciplinary elements that permeate Human Rights, given that one of the main flags of struggle of workers/deliverymen of applications, is in relation to the conquest and maintenance of labor rights that imply dignified working conditions, an inverse reality of what we have with the uberization of labor relations, and the context of the covid-19 pandemic should also be considered. In this way, we can list as the objective of this research the task of investigating whether the new social movement of application deliverymen develops, in their daily lives, socio-political practices that promote an education in human rights. To this end, the following specific objectives will be faced: I) to investigate how the concept of work and employment develops in the context of "uberization of work" (platformization of work); II) to investigate the changes in the world of work and their consequences for application workers in the context of the pandemic; III) to identify socio-political practices in the context of the social movement of deliverymen by applications; IV) to understand how this social movement approaches educational practices in and with human rights. For this purpose, the qualitative method with descriptive and exploratory purpose was used, through bibliographic research with literature review, through the analysis of books, legal articles, legislation, in addition to the mapping of news on the world wide web (internet) related to the social movement of application delivery workers. As a result, it was possible to see in the context of the social movement of application deliverymen the occurrence of a socio-educational practice focused on human rights.
RESUMEN. El presente estudio presenta un nuevo movimiento social que surgió a lo largo de la década de 2020, notablemente relacionado con la nueva categoría profesional compuesta por trabajadores/entregadores de aplicaciones. Este movimiento ganó visibilidad con el avance de la tecnología, especialmente las TIC (Tecnologías de Información y Comunicación), a través del servicio de entrega y, principalmente, con el malsinado evento humanitario de la epidemia de covid-19, ya que la sociedad tuvo que ejercer el aislamiento social, saliendo solo para actividades esenciales y el servicio de entrega fue potenciado, haciendo que la atención se centrara en esta categoría de profesionales que amargaban la invisibilidad. Dentro de este contexto, el presente estudio tiene como objetivo investigar elementos interdisciplinarios que impregnan los Derechos Humanos, dado que una de las principales banderas de lucha de los trabajadores / repartidores de aplicaciones, es con respecto a la conquista y mantenimiento de derechos laborales que impliquen condiciones de trabajo dignas, una realidad inversa de lo que tenemos con la uberización de las relaciones laborales, y también debe considerarse el contexto de la pandemia de covid-19. De esta forma, podemos enumerar como objetivo de la presente investigación la tarea de investigar si el nuevo movimiento social de los entregadores de aplicaciones desarrolla, en su vida cotidiana, prácticas sociopolíticas que promuevan una educación en derechos humanos. Para ello, se enfrentarán los siguientes objetivos específicos: I) investigar cómo se desarrolla el concepto de trabajo y empleo en el contexto de la “uberización del trabajo” (plataformización del trabajo); II) investigar los cambios en el mundo del trabajo y sus consecuencias para los trabajadores de aplicaciones en el contexto de la pandemia; III) identificar prácticas sociopolíticas en el contexto del movimiento social de los repartidores por aplicaciones; IV) comprender cómo este movimiento social se acerca a las prácticas educativas en y con los derechos humanos. Para ello, se utilizó el método cualitativo con fines descriptivos y exploratorios, a través de una investigación de tipo bibliográfico con revisión de literatura, a través del análisis de libros, artículos jurídicos, legislación, además del mapeo de noticias en la red mundial de computadoras (internet) relacionadas con el movimiento social de los entregadores de aplicaciones. Como resultado, fue posible ver en el marco del movimiento social de los entregadores de aplicaciones la ocurrencia de una práctica socioeducativa orientada a los derechos humanos.
Palavras-chave: Direitos humanos
Uberização
Educação em direitos humanos
Movimentos sociais
Trabalhadores - Entregadores de aplicativo
Human rights
Uberization
Human rigths education
Social movements
Application workers - Delivery
Derechos humanos
Uberización
Educación em derechos humanos
Movimientos sociales
Trabajadores - Entregadores de aplicaciones
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Cidadania e Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32177
Data do documento: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KleytonCesarAlvesDaSilvaViriato_Dissert.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons