Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32184
Tipo: TCC
Título: Análise bibliométrica e análise de conteúdo sobre a abordagem do transtorno do espectro autista na Revista Movimento no período de 2001 À 2021
Autor(es): Justo Neto, Genival
Primeiro Orientador: Bezerra, Laise Tavares Padilha
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista popularmente conhecido como autismo, é considerado um transtorno de desenvolvimento neurológico, que acomete um em cada 200 indivíduos. A Educação Física é bastante importante para a sociedade e está presente na vida humana desde a antiguidade. Sendo assim, acreditamos que é de grande importância a realização de pesquisas que abordem tal temática, pois estas podem promover melhorias na qualidade de vida desse público. O presente estudo tem como objetivo geral analisar como o tema autismo é retratado no periódico Revista Movimento no período de 2001 a 2021. Como objetivos específicos buscou-se identificar as principais características do autismo; observar as políticas públicas existentes relacionadas à Educação Inclusiva; além de realizar uma análise bibliométrica a respeito da forma como o tema autismo é tratado no periódico Movimento. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa de caráter documental, exploratória, descritiva, quantitativa e qualitativa. Além disso, foi utilizada a técnica de análise de análise de conteúdo associada à análise bibliométrica por meio do uso das leis de Lotka, Bradford e Zipf. Observamos que este acaba sendo um tema pouco abordado e que nas publicações analisadas os autores ressaltam a forma como as estratégias utilizadas por estes influenciam no desenvolvimento da criança autista. Tal análise nos possibilitou verificar que todos os trabalhos analisados fizeram referência à importância do papel do professor no trabalho com as crianças autistas. Ressaltamos que devem cada vez mais buscar estratégias que possam facilitar esse processo de inclusão da mesma.
Abstract: Autistic Spectrum Disorder, popularly known as autism, is considered a neurological development disorder, which affects one in every 200 individuals. Physical Education is very important for society and has been present in human life since antiquity. Therefore, we believe that it is of great importance to carry out research that addresses this issue, as these can promote improvements in the quality of life of this public. The present study aims to analyze how the theme of autism is portrayed in the journal Revista Movimento from 2001 to 2021. As specific objectives, we sought to identify the main characteristics of autism; observe the existing public policies related to Inclusive Education; in addition to performing a bibliometric analysis on how the topic of autism is treated in the journal Movimento. The methodology used is a documentary, exploratory, descriptive, quantitative and qualitative research. In addition, the content analysis analysis technique associated with bibliometric analysis through the use of Lotka, Bradford and Zipf laws was used. We observed that this topic ends up being little discussed and that in the publications analyzed the authors emphasize how the strategies used by them influence the development of the autistic child. This analysis allowed us to verify that all the works analyzed made reference to the importance of the teacher's role. in working with autistic children. We emphasize that they must increasingly seek strategies that can facilitate this process of inclusion.
Palavras-chave: Autismo. Educação Física. Inclusão. Transtorno do Espectro Autista.
Autismo. Educação Física
Inclusão
Transtorno do Espectro Autista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32184
Data do documento: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GJN14122023.pdf729,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons