Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32185
Tipo: TCC
Título: A Arena gamer como espaço de lazer
Autor(es): Silva, João Victor Pereira da
Primeiro Orientador: Marin, Elizara Carolina
Resumo: Esta pesquisa tematiza a Arena Jogue Fácil que foi fundada em 2020 na cidade João Pessoa/PB. A pergunta que se coloca para esta pesquisa é: como se configura a arena gamer Jogue Fácil na cidade de João Pessoa/PB enquanto espaço de lazer? Objetivamos identificar os espaços e os equipamentos que constituem a arena Jogue Fácil, os motivos da sua criação; e conhecer os frequentadores, seu histórico com os jogos eletrônicos, seu perfil na arena gamer e as interações na Jogue Fácil. O estudo se classifica como uma pesquisa de natureza qualitativa, com a tipologia descritivo-exploratória. Utiliza a técnica de análise de conteúdo para análise de dados. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o protocolo de observação e o roteiro de entrevista semiestruturado para os frequentadores e os gerentes da arena gamer. Através dos resultados constatamos que a maioria dos frequentadores são de classe média, entre 18 e 24 anos, e estão no mercado de trabalho. Todos jogam desde criança, e as motivações para continuarem retornando até a Arena é o jogo, potencializado pelas interações realizadas no espaço e no compartilhamento de suas emoções.
Abstract: This research focuses on Arena Jogue Fácil, which was founded in 2020 in the city of João Pessoa/PB. The question for this research is: how is the Jogue Fácil gamer arena configured in the city of João Pessoa/PB as a leisure space? We aim to identify the spaces and equipment that constitute the Jogue Fácil arena, the reasons for its creation; and get to know the regulars, their history with electronic games, their profile in the gaming arena and interactions on Jogue Fácil. The study is classified as qualitative research, with a descriptive-exploratory typology. Uses the content analysis technique for data analysis. The observation protocol and semi-structured interview guide for gamer arena attendees and managers were used as data collection instruments. Through the results we found that the majority of attendees are middle class, between 18 and 24 years old, and are in the job market. Everyone has been playing since they were children and the motivation to continue returning to the Arena is the game, enhanced by the interactions carried out in the space and the sharing of their emotions.
Palavras-chave: Arena Gamer
Lazer
Jogos eletrônicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32185
Data do documento: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVPS21122023.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons