Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelismino, Edson Soares-
dc.date.accessioned2024-10-16T11:35:08Z-
dc.date.available2023-06-03-
dc.date.available2024-10-16T11:35:08Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32188-
dc.description.abstractTeaching futsal as the content of school physical education classes, the procedural dimension of this modality is sometimes prioritized, diverging from the recommendations made by official documents and authors who discuss the topic. Consequently, reflection on the conceptual and attitudinal dimensions is left aside, thus neglecting the development of capabilities considered essential in students. The general objective of this work was to analyze futsal teaching proposals published in the CAPES and Scopus Periodical databases, between 2019 and 2024, discussing their characteristics based on the typology of content, which categorizes them into conceptual, procedural and attitudinal dimensions. According to the results, an article was analyzed, which presents a teaching proposal that addresses futsal knowledge regarding the three dimensions of the content. When observing the planning of the pedagogical intervention carried out by the analyzed study, a divergence is observed in relation to the teaching objectives. Finally, the present study shows that there is a low scientific production related to Futsal as a Physical Education content, however there is an attempt to overcome the traditional perspective of the content, approaching and working from a broader view, which encompasses the learning of essential skills for the student's integral development, which were previously neglected. Despite the concern to address all aspects of knowledge, it is necessary to equate the way in which it is approached during pedagogical practice, thus aligning what is intended to be worked on and what is being worked on.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2024-09-30T14:48:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC EF03062023.pdf: 834068 bytes, checksum: b83f6ae77005004e39f6100a6ab72dba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2024-10-16T11:35:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC EF03062023.pdf: 834068 bytes, checksum: b83f6ae77005004e39f6100a6ab72dba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-16T11:35:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC EF03062023.pdf: 834068 bytes, checksum: b83f6ae77005004e39f6100a6ab72dba (MD5) Previous issue date: 2023-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectmétodos de ensinopt_BR
dc.subjectfutsalpt_BR
dc.titleO Futsal na escola: uma análise de propostas de ensino publicadas em acervos digitais entre 2019 e 2024pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Caminha, Iraquitan de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687pt_BR
dc.description.resumoNo ensino do futsal como conteúdo das aulas da Educação física escolar, por vezes é priorizada a dimensão procedimental desta modalidade, divergindo das recomendações pelos documentos oficiais e autores que discutem sobre o tema. Consequentemente é deixada de lado a reflexão sobre as dimensões conceitual e atitudinal, dessa forma é negligenciado o desenvolvimento de capacidades consideradas essenciais nos estudantes. O objetivo geral deste trabalho foi analisar propostas de ensino do futsal publicadas nas bases de dados Periódicos CAPES e Scopus, entre 2019 e 2024, discutindo suas características a partir da tipologia dos conteúdos. De acordo com os resultados um artigo foi analisado, este apresenta uma proposta de ensino que aborda conhecimentos do futsal referente às três dimensões do conteúdo. Ao observar o planejamento da intervenção pedagógica realizada pelo estudo analisado, observa-se uma divergência com relação aos objetivos de ensino. Por fim, o presente estudo evidencia que há uma baixa produção científica relacionada ao Futsal como conteúdo da Educação Física, no entanto nota-se uma tentativa de superar a perspectiva tradicional do conteúdo, abordando e trabalhando a partir de uma visão mais ampla, que abrange o aprendizado de capacidades essenciais para o desenvolvimento integral do estudante, que antes eram negligenciadas. Apesar da preocupação em abordar todas as faces do conhecimento, é preciso equiparar a forma como se aborda durante a prática pedagógica, assim alinhando o que se propõe a trabalhar e o que se trabalha.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EF03062023.pdf814,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons