Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32191Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Mikaell Barbosa de | - |
| dc.date.accessioned | 2024-10-16T11:37:27Z | - |
| dc.date.available | 2024-05-26 | - |
| dc.date.available | 2024-10-16T11:37:27Z | - |
| dc.date.issued | 2024-05-03 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32191 | - |
| dc.description.abstract | This qualitative research, with a participatory research typology, aimed to understand the effects of using traditional games associated with the situational method in training the technical and tactical fundamentals of futsal. The sample was made up of 23 university athletes from the futsal team of the Physical Education Academic Athletic Association (called Furiosa). It used semi-structured questionnaire data collection instruments, observation protocol and video footage. We identified that traditional games in futsal training promoted socialization for athletes during training and outside of it, development of physical capabilities such as agility and coordination, quick decision making, tranquility and a vision of the context to react in the game, adequacy of the body's relationship with the ball and the emergence of feints, greater mastery of the fundamentals of passing and finishing, better defensive positioning, and, fundamentally, greater communication and effusion in training sessions, which were previously silent, became more vibrant. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2024-10-01T13:18:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC MBL26052024.pdf: 735522 bytes, checksum: b927293d794f4c4408af167e56d8b8ec (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2024-10-16T11:37:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC MBL26052024.pdf: 735522 bytes, checksum: b927293d794f4c4408af167e56d8b8ec (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-16T11:37:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC MBL26052024.pdf: 735522 bytes, checksum: b927293d794f4c4408af167e56d8b8ec (MD5) Previous issue date: 2024-05-03 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Jogos tradicionais | pt_BR |
| dc.subject | Treinamento | pt_BR |
| dc.subject | Futsal | pt_BR |
| dc.title | Efeitos dos jogos tradicionais no treinamento dos fundamentos técnico-táticos do Futsal | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Marin, Elizara Carolina | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6076371969892407http://lattes.cnpq.br/6076371969892407 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2892758790604072 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa de natureza qualitativa, com tipologia pesquisa participante, objetivou compreender os efeitos da utilização dos jogos tradicionais associados ao método situacional no treinamento dos fundamentos técnicos e táticos do futsal. A amostra foi composta por 23 atletas universitários do time de futsal da Associação Atlética Acadêmica de Educação Física (denominada de Furiosa). Utilizou como instrumentos para coleta de dados dois questionários semi- estruturado, protocolo de observação e de videofilmagens. Identificamos que os jogos tradicionais no treinamento do futsal promoveram aos atletas socialização no treino e fora dele, desenvolvimento de capacidades físicas como agilidade e coordenação, rápida tomada de decisão, tranquilidade e visão de contexto para reagir no jogo, adequação da relação do corpo com a bola, maior domínio dos fundamentos de passe e finalização, melhor posicionamento defensivo, e, fundamentalmente, maior comunicação e efusão nos treinos, antes silenciosos, passaram a ser mais vibrantes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação Física | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Licenciatura) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC MBL26052024.pdf | 718,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
