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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32192
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação da ausência de doenças crônicas não transmissíveis associada ao nível de exercício físico entre professores do Curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Silva, Edson de Araújo |
Primeiro Orientador: | Caminha, Iraquitan de Oliveira |
Resumo: | A atividade física praticada com certa constância configura-se numa importante ferramenta relacionada à qualidade de vida e à promoção da saúde da população. Para avaliar o nível de exercício físico, será utilizado a pesquisa de campo podendo constatar que o instrumento utilizado para coleta de dados, os quais serão somados e tratados através da Estatística Descritiva e de Frequência, foi o questionário criado por meio do google forms contendo 5 questões que diretamente perguntavam se os professores possuíam uma rotina sedentária, irregularmente ativa, ativa ou muita ativa, como também se eles possuíam algum tipo de doença crônica não transmissível (DCNT). Este estudo se justifica por mostrar se a prática frequente da atividade física inibe ou diminui significativamente a presença de doenças crônicas não transmissíveis entre professores de educação física da universidade federal da paraíba. O objetivo do presente estudo será associar o nível de exercício físico com a ausência de doenças crônicas não transmissíveis entre professores do curso de educação física da universidade federal da Paraíba, todavia é de extrema importância ressaltar que as DCNT são multifatoriais e o presente estudo só colocou em ênfase o sedentarismo como possível causa. Nos resultados da comparação no nível de atividade física entre professores ativos e não ativos fisicamente, que apresentam e que não apresentam doenças crônicas não transmissíveis, verificou-se diferença significativa no nível de atividade física entre os que apresentam alguma doença crônicas não transmissível (p<0,05), mostrando que os mais ativos tendem a não apresentar doenças crônicas não transmissíveis. |
Abstract: | Physical activity practiced with some constancy is an important tool related to quality of life and health promotion of the population. In order to evaluate the level of physical exercise, field research will be used and it can be seen that the instrument used for data collection, which will be added and treated through Descriptive and Frequency Statistics, was the attempt created through google forms containing 5 questions that directly asked whether teachers had a sedentary, irregularly active, active or very active routine, as well as whether they had any type of chronic non-communicable disease (NCD). This study is justified by showing whether the frequent practice of physical activity inhibits or significantly reduces the presence of chronic noncommunicable diseases among physical education teachers at the Federal University of Paraíba. The objective of the present study will be to associate the level of physical exercise with the absence of chronic non-communicable diseases among teachers of the physical education course at the Federal University of Paraíba, however it is extremely important that NCDs are multifactorial and the present study only brought into emphasis on sedentary lifestyle as a possible cause. In the results of the comparison in the level of physical activity between physically active and non-active teachers, who have and who do not have chronic non-communicable diseases, there was a significant difference in the level of physical activity between those who have some chronic non-communicable disease (p< 0.05), showing that the most active tend not to have chronic noncommunicable diseases. |
Palavras-chave: | Exercício Físico Saúde Qualidade de Vida Doenças Crônicas não Transmissíveis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32192 |
Data do documento: | 5-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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