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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Epaminondas, Lília Carla Alves Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-16T13:50:34Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04 | - |
dc.date.available | 2024-10-16T13:50:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32195 | - |
dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Charge | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas virtuais | pt_BR |
dc.title | O uso da ferramenta virtual no ensino charge: uma proposta para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jorgevaldo de Souza | - |
dc.description.resumo | Este estudo investiga a integração de ferramentas virtuais no contexto do ensino de charges para alunos do Ensino Fundamental, com o propósito de fomentar o desenvolvimento do pensamento e da alfabetização visual. Conforme destacado por Scott McCloud (1994), autor de “Understanding Comics: The Invisible Art”, a nossa cultura cada vez mais orientada para símbolos pode encontrar na iconografia visual uma forma de comunicação universal. A pesquisa, conduzida em uma escola na Paraíba, adota uma abordagem qualitativa, conforme discutido por autores como Bardin, para analisar as percepções e experiências dos alunos e professores envolvidos. Os resultados revelam que o uso dessas ferramentas enriqueceu significativamente o processo educacional, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e contextualizada. A implentação de ferramentas virtuais, inspirada no conceito de Ferramentas Virtuais não Exclusivas à Aprendizagem (FVNexA), proposto por Matos (2020), no contexto educacional tem-se destacado como uma estratégia eficaz para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos e promover sua participação ativa no processo educativo. Inspirados por teorias educacionais como as de Jean Piaget e Lev Vygotsky, reconhecemos a importância do aprendizado ativo e da interação social na construção do conhecimento. A pesquisa demonstrou que o uso de ferramentas virtuais no ensino da charge no Ensino Fundamental é uma estratégia eficaz para promover a alfabetização visual e o pensamento crítico dos alunos. As atividades desenvolvidas, como a análise de charges por meio de recursos multimídia e a criação de charges pelos próprios alunos, proporcionaram oportunidades para explorar não apenas a linguagem visual das charges, mas também para discutir questões sociais e políticas presentes nos contextos abordados. Os desafios encontrados, como a resistência inicial de alguns alunos ao uso de tecnologias digitais e a necessidade de formação continuada para os professores, evidenciam a importância de uma atenção especial à capacitação docente e à inclusão de atividades que estimulem a participação ativa dos alunos, fortalecendo assim o ensino da charge como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental. Este estudo contribui para a compreensão de como as ferramentas virtuais podem ser aproveitadas de forma eficaz no ensino de charges, oferecendo compreensão valiosa para práticas educacionais inovadoras e contextualizadas. Recomenda-se a formação específica para professores e a inclusão de atividades colaborativas que incentivem a participação ativa dos alunos, fortalecendo o uso da charge como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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