Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEpaminondas, Lília Carla Alves Silva-
dc.date.accessioned2024-10-16T13:50:34Z-
dc.date.available2024-07-04-
dc.date.available2024-10-16T13:50:34Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32195-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-10-16T13:50:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCASE04072024.pdf: 184341 bytes, checksum: b5d1d4855161113dd5ad25654705a1f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-16T13:50:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCASE04072024.pdf: 184341 bytes, checksum: b5d1d4855161113dd5ad25654705a1f8 (MD5) Previous issue date: 2024-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFerramentas virtuaispt_BR
dc.titleO uso da ferramenta virtual no ensino charge: uma proposta para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jorgevaldo de Souza-
dc.description.resumoEste estudo investiga a integração de ferramentas virtuais no contexto do ensino de charges para alunos do Ensino Fundamental, com o propósito de fomentar o desenvolvimento do pensamento e da alfabetização visual. Conforme destacado por Scott McCloud (1994), autor de “Understanding Comics: The Invisible Art”, a nossa cultura cada vez mais orientada para símbolos pode encontrar na iconografia visual uma forma de comunicação universal. A pesquisa, conduzida em uma escola na Paraíba, adota uma abordagem qualitativa, conforme discutido por autores como Bardin, para analisar as percepções e experiências dos alunos e professores envolvidos. Os resultados revelam que o uso dessas ferramentas enriqueceu significativamente o processo educacional, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e contextualizada. A implentação de ferramentas virtuais, inspirada no conceito de Ferramentas Virtuais não Exclusivas à Aprendizagem (FVNexA), proposto por Matos (2020), no contexto educacional tem-se destacado como uma estratégia eficaz para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos e promover sua participação ativa no processo educativo. Inspirados por teorias educacionais como as de Jean Piaget e Lev Vygotsky, reconhecemos a importância do aprendizado ativo e da interação social na construção do conhecimento. A pesquisa demonstrou que o uso de ferramentas virtuais no ensino da charge no Ensino Fundamental é uma estratégia eficaz para promover a alfabetização visual e o pensamento crítico dos alunos. As atividades desenvolvidas, como a análise de charges por meio de recursos multimídia e a criação de charges pelos próprios alunos, proporcionaram oportunidades para explorar não apenas a linguagem visual das charges, mas também para discutir questões sociais e políticas presentes nos contextos abordados. Os desafios encontrados, como a resistência inicial de alguns alunos ao uso de tecnologias digitais e a necessidade de formação continuada para os professores, evidenciam a importância de uma atenção especial à capacitação docente e à inclusão de atividades que estimulem a participação ativa dos alunos, fortalecendo assim o ensino da charge como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental. Este estudo contribui para a compreensão de como as ferramentas virtuais podem ser aproveitadas de forma eficaz no ensino de charges, oferecendo compreensão valiosa para práticas educacionais inovadoras e contextualizadas. Recomenda-se a formação específica para professores e a inclusão de atividades colaborativas que incentivem a participação ativa dos alunos, fortalecendo o uso da charge como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCASE04072024.pdf180,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons