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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32195| Tipo: | TCC |
| Título: | O uso da ferramenta virtual no ensino charge: uma proposta para o ensino fundamental |
| Autor(es): | Epaminondas, Lília Carla Alves Silva |
| Primeiro Orientador: | Silva, Jorgevaldo de Souza |
| Resumo: | Este estudo investiga a integração de ferramentas virtuais no contexto do ensino de charges para alunos do Ensino Fundamental, com o propósito de fomentar o desenvolvimento do pensamento e da alfabetização visual. Conforme destacado por Scott McCloud (1994), autor de “Understanding Comics: The Invisible Art”, a nossa cultura cada vez mais orientada para símbolos pode encontrar na iconografia visual uma forma de comunicação universal. A pesquisa, conduzida em uma escola na Paraíba, adota uma abordagem qualitativa, conforme discutido por autores como Bardin, para analisar as percepções e experiências dos alunos e professores envolvidos. Os resultados revelam que o uso dessas ferramentas enriqueceu significativamente o processo educacional, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e contextualizada. A implentação de ferramentas virtuais, inspirada no conceito de Ferramentas Virtuais não Exclusivas à Aprendizagem (FVNexA), proposto por Matos (2020), no contexto educacional tem-se destacado como uma estratégia eficaz para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos e promover sua participação ativa no processo educativo. Inspirados por teorias educacionais como as de Jean Piaget e Lev Vygotsky, reconhecemos a importância do aprendizado ativo e da interação social na construção do conhecimento. A pesquisa demonstrou que o uso de ferramentas virtuais no ensino da charge no Ensino Fundamental é uma estratégia eficaz para promover a alfabetização visual e o pensamento crítico dos alunos. As atividades desenvolvidas, como a análise de charges por meio de recursos multimídia e a criação de charges pelos próprios alunos, proporcionaram oportunidades para explorar não apenas a linguagem visual das charges, mas também para discutir questões sociais e políticas presentes nos contextos abordados. Os desafios encontrados, como a resistência inicial de alguns alunos ao uso de tecnologias digitais e a necessidade de formação continuada para os professores, evidenciam a importância de uma atenção especial à capacitação docente e à inclusão de atividades que estimulem a participação ativa dos alunos, fortalecendo assim o ensino da charge como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental. Este estudo contribui para a compreensão de como as ferramentas virtuais podem ser aproveitadas de forma eficaz no ensino de charges, oferecendo compreensão valiosa para práticas educacionais inovadoras e contextualizadas. Recomenda-se a formação específica para professores e a inclusão de atividades colaborativas que incentivem a participação ativa dos alunos, fortalecendo o uso da charge como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental. |
| Abstract: | No Abstract |
| Palavras-chave: | Charge Ensino fundamental Ferramentas virtuais |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32195 |
| Data do documento: | 28-Jun-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
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