Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Vinícius Gabriel da-
dc.date.accessioned2024-10-16T18:00:34Z-
dc.date.available2023-04-17-
dc.date.available2024-10-16T18:00:34Z-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32202-
dc.description.abstractThis work is situated in the sociological dialogue between gender, teaching and motherhood, based on the presentation of qualitative data from my master's research, which consists of understanding the impact of the covid-19 pandemic on the work and daily life of teachers in schools in the primary education, mothers of school-age children. The proposal is to reflect on the work of teachers who had their school routine interrupted by mandatory social isolation due to the spread of the coronavirus. Information collected through semi-open interviews will be presented with analysis of the general data of the participants, their work routine, their emotions during the pandemic, their conditions in the face of support (psychological, training, training) by the school(s)( s), if they had access to any support network for their children and how the work in blended learning is going. In this sense, it is important to research in the field of Social Sciences that propose to understand how these transformations in domestic and professional life have operated in everyday life, seeking to understand to what extent previously existing inequalities, especially with regard to markers of gender and class, may have been fierce in this pandemic moment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-10-16T18:00:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ViníciusGabrielDaSilva_Dissert.pdf: 1391388 bytes, checksum: 461ff015e98035ba55f4c6ecac383c98 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-16T18:00:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ViníciusGabrielDaSilva_Dissert.pdf: 1391388 bytes, checksum: 461ff015e98035ba55f4c6ecac383c98 (MD5) Previous issue date: 2022-09-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEnsino básico - Professoraspt_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectJobpt_BR
dc.subjectMaternitypt_BR
dc.titleA professora que se vire: impactos da pandemia de covid-19 no trabalho produtivo e reprodutivo de mulheres mães e professoras de ensino básicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gutiérrez, Mónica Lourdes Franch-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848871240061464pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062242403699370pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho situa-se no diálogo sociológico entre gênero, docência e maternidade, a partir da apresentação de dados qualitativos da minha pesquisa de Mestrado que consiste em compreender o impacto da pandemia da covid-19 no trabalho e na vida cotidiana de professoras das escolas do ensino básico, mães de filhos (as) até cinco anos de idade. A proposta é refletir sobre o trabalho das professoras que tiveram o cotidiano escolar interrompido pelo isolamento social obrigatório devido às medidas para mitigação da disseminação do coronavírus. Serão apresentadas informações colhidas por meio de entrevistas semiabertas com análises dos dados gerais das participantes, sua a rotina de trabalho, suas emoções durante a pandemia, as suas condições diante do apoio — psicológico, formação, capacitação — por parte da(s) escola(s), se teve acesso a alguma rede de apoio para os(as) filhos(as) e como está se dando o trabalho no ensino híbrido. Neste sentido, se faz importante realizar pesquisas no âmbito das Ciências Sociais que se proponham a compreender o modo como essas transformações na vida doméstica e profissional têm se operado no cotidiano, buscando entender até que ponto desigualdades previamente existentes, sobretudo no que diz respeito aos marcadores de gênero e classe, podem ter se visto acirradas neste momento pandêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSociologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ViníciusGabrielDaSilva_Dissert.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons