Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32228
Tipo: Dissertação
Título: “Quem desce o morro não morre no asfalto?”: uma análise social das vítimas dos atropelamentos de pessoas nas rodovias federais da região metropolitana de João Pessoa-PB
Autor(es): Loureiro, Pedro Ivo Nogueira
Primeiro Orientador: Ribeiro, Luziana Ramalho
Resumo: Esta pesquisa consistiu numa reflexão sobre a violência no trânsito a partir dos atropelamentos de pessoas, sob o enfoque dos direitos humanos do pedestre. O objetivo geral da pesquisa realizou uma análise social das vítimas dos atropelamentos de pedestres nas rodovias federais da região metropolitana de João Pessoa-PB. Para fins deste estudo, foram analisados os eventos ocorridos entre os anos de 2019 e 2021, sob perspectivas e dimensões dos direitos humanos. Especificamente, neste estudo foram identificados o perfil socioeconômico dos envolvidos nos atropelamentos a partir de dados estatísticos produzidos em órgãos públicos responsáveis pelo registro dos acidentes; foram observados, ainda, os aspectos relativos às condições infraestruturais e socioeconômicas da região em análise como possíveis aspectos potenciadores de atropelamentos, dentro de uma estrutura de poder e, por fim, refletidas as consequências socioeconômicas vivenciadas pelas famílias das vítimas dos atropelamentos. O delineamento desta pesquisa foi bibliográfico, documental e de campo ex pos factum, com enfoque misto. A pesquisa documental identificou quantidades, padrões, qualificações dos envolvidos, causas presumíveis e pontos críticos dos acidentes, além dos aspectos estruturantes do ambiente. Após coleta de dados, conforme as categorizações da análise de conteúdo, foi possível extrair dados em diversos órgãos responsáveis pelos registros. Os resultados gerais mostram que dos 23 atropelamentos analisados apenas 1 teve como vítima uma pessoa branca; os demais foram identificados como de cor parda ou preta. Com relação ao gênero, apenas 3 acidentes tiveram mulheres como vítimas e, quanto ao local do evento, a totalidade dos sinistros analisados ocorreu em locais que margeiam bairros populares da região metropolitana de João Pessoa. Um dado relevante que corrobora a percepção da naturalização da morte no trânsito é que, em 56% dos acidentes, o condutor do veículo atropelador não foi localizado; desprezando o socorro à vítima, o que deflagra a crise de valores na sociedade refletida no trânsito. Nesse sentido, pelos resultados encontrados, concluí que as vítimas que padecem atropeladas no asfalto das rodovias federais estudadas são determináveis, assim, quem desce o “morro”, morre sim no asfalto.
Abstract: This research consists of a reflection on violence in traffic based on pedestrians being run over, from the perspective of pedestrian human rights. The general objective of the research consists of a social analysis of victims of pedestrians being run over on federal highways in the metropolitan region of João Pessoa-PB. For the purposes of this study, the events that occurred between the years 2019 and 2021 will be analyzed, from social, economic, political and human rights perspectives. Specifically, in this study, the socioeconomic profile of those involved in pedestrian accidents was identified based on statistical data produced by public agencies responsible for registering accidents; Aspects related to the infrastructural and socioeconomic conditions of the region under analysis were also observed as possible aspects that enhance pedestrians being run over, within a power structure and, finally, the socioeconomic consequences experienced by the families of victims of pedestrian accidents were reflected. The design of this research was bibliographical, documental and field ex post factum, with a mixed focus. The documentary research identified quantities, patterns, qualifications of those involved, presumable causes and critical points of accidents, in addition to the structuring aspects of the environment. After data collection, according to the categorizations of the content analysis, we extracted data in several bodies responsible for the records. The overall results show that of the 23 pedestrians analyzed, only 1 had a white person as a victim; the others were identified as brown or black. With regard to gender, only 3 accidents had women as victims and, regarding the location of the event, all of the accidents analyzed occurred in places that border popular neighborhoods in the metropolitan region of João Pessoa. A relevant data that corroborates the perception of the naturalization of death in traffic is that, in 56% of the accidents, the driver of the vehicle that hit the vehicle was not located; neglecting to help the victim, which triggers the crisis of values in society reflected in traffic.
Palavras-chave: Direitos humanos - Pedestres
Violência no trânsito
Atropelamentos
Human rights - Pedestrians
Traffic violence
Run overs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Cidadania e Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32228
Data do documento: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons