Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32232
Tipo: Dissertação
Título: Vamos resolver casos? Estratégias de compreensão leitora com textos literários para turmas de 2º ano do ensino fundamental
Autor(es): Cavalcante, Maria Gilliane de Oliveira.
Primeiro Orientador: Souza, Renata Junqueira de
Resumo: A presente pesquisa intitulada Vamos resolver casos? Estratégias de compreensão leitora com textos literários para turmas de 2º ano do ensino fundamental, do Programa de Pós-graduação em Letras e da linha de pesquisa: Leituras Literárias, tem como objetivo principal analisar as dificuldades de docentes para o ensino das estratégias metacognitivas de compreensão leitora, propondo atividades com livros de Milton Célio de Oliveira Filho em turmas de 2º ano do ensino fundamental. O papel da literatura infantil dentro do contexto escolar é inquestionável, especialmente no tocante ao desenvolvimento da leitura e da compreensão. No entanto, muitos autores, como Saldanha e Amarilha (2018) e Faria (2010), revelam que a maioria dos docentes que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental apresentam carências e dificuldades para mediar textos literários em suas práticas pedagógicas. Por vezes, lhes faltam procedimentos metodológicos que resguardem o teor artístico e estético presente nestas obras. Neste contexto, este estudo identificou as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação ao ensino com textos literários e à utilização das estratégias de compreensão leitora. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo, tipificando-se como estudo de caso e, como instrumentos para coleta de dados, optamos por fazer uso de entrevistas semiestruturadas e questionário com quatro docentes de uma escola da região periférica de João Pessoa - PB. O presente estudo é composto por quatro capítulos e as considerações finais. Os resultados desta pesquisa revelaram que, segundo as docentes, as estratégias metacognitivas de compreensão leitora mais desafiadoras para o ensino são a inferência, a sumarização e a síntese. Com base nesses achados, propomos a implementação de atividades sistematizadas voltadas para o ensino dessas estratégias, que corroboram para a promoção e o fomento da educação literária.
Abstract: This research entitled Shall we solve cases? Reading comprehension strategies with literary texts for 2nd year elementary school classes, in the Postgraduate Program in Literature and in the line of research: Literary Readings, its main objective is to analyze the difficulties faced by teachers in teaching metacognitive reading comprehension strategies, proposing activities with books by Milton Célio de Oliveira Filho in 2nd year elementary school classes. The role of children's literature within the school context is unquestionable, especially with regard to the development of reading and understanding. However, many authors, such as Saldanha and Amarilha (2018) and Faria (2010), reveal that the majority of teachers who work in the first years of elementary school have shortcomings and difficulties in mediating literary texts in their pedagogical practices. Sometimes, they lack methodological procedures that protect the artistic and aesthetic content present in these works. In this context, this study identified the main difficulties faced by teachers in relation to teaching with literary texts and the use of reading comprehension strategies. The methodological approach is qualitative, characterized as a case study and, as instruments for data collection, we chose to use semi-structured interviews and a questionnaire with four teachers from a school in the peripheral region of João Pessoa - PB. This study consists of four chapters and final considerations. The results of this research revealed that, according to the teachers, the most challenging metacognitive reading comprehension strategies for teaching are inference, summarization and synthesis. Based on these findings, we propose the implementation of systematized activities aimed at teaching these strategies, which contribute to the promotion and promotion of literary education.
Palavras-chave: Estratégias de leitura
Estratégias metacognitivas
Compreensão leitora
Ensino de literatura
Literary education
Literature teaching
Metacognitive strategies
Reading comprehension
Reading strategies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32232
Data do documento: 29-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaGillianeDeOliveiraCavalcante_Dissert.pdf4,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons