Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32233
Tipo: | Dissertação |
Título: | "Nós, professoras-mediadoras": Os efeitos da parceria escola-universidade na mediação da leitura literária |
Autor(es): | Santos, Stéfane de Almeida dos |
Primeiro Orientador: | Segabinazi, Daniela Maria |
Resumo: | A contar do decurso sócio-histórico secular, no qual a escola enseja o prelúdio da produção de livros endereçados ao público infantil, Literatura e Educação constituem faces da mesma moeda: a educação literária. Igualmente, sob a égide da formação de leitores junto ao seu letramento literário, o ambiente escolar se torna uma das instituições de maior circulação da literatura infantil, conferindo àquela os ônus e os bônus de ser um espaço privilegiado. Desse privilégio decorre a responsabilidade pela mediação de leitura, de modo tal que, organicamente, quem a assume é a figura docente. Nesse prisma, tomamos como premissa a relevância de uma parceria com a instituição universitária, sobretudo no que se refere à extensão acadêmica, como uma estratégia para envolver leitores e mediadores nesse processo. Posto isso, essa dissertação objetiva investigar os efeitos da parceria entre escola e universidade na mediação da leitura literária realizada por um grupo de professoras da Escola Municipal Profª. Lúcia Giovanna Duarte de Melo, em João Pessoa/PB, a partir das ações desenvolvidas, de 2020 a 2022, pelo Projeto de Extensão intitulado Cultura literária na escola: para ler, ouvir, ver e sentir, por sua vez vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Por meio de uma metodologia híbrida, esta pesquisa possui natureza aplicada, cujo caráter é, simultaneamente, exploratório e explicativo, pois visa trazer à baila “quais” são os efeitos, “como” eles se revelam e o “porquê” da sua relevância, com argumentos sustentados nos escritos de Cerrillo (2002; 2007), Colomer (2002; 2007; 2017), Imbernón (2010), Munita (2014), e outros. Não obstante, trata-se de uma investigação alinhada à abordagem qualitativa, cujos procedimentos combinam o estudo de caso, a pesquisa-ação e a pesquisa participante, bem como, no tocante à técnica de coleta de dados, soma a observação do contexto acadêmico-escolar à realização de entrevistas individuais e com grupos focais. Os sujeitos, então, constituem um grupo de 10 (dez) professoras da supracitada escola, as quais estiveram envolvidas durante todo o triênio de parceria. Como resultado do processo investigativo, apontamos três efeitos macros, os quais são constituídos por camadas e nuances que unem os saberes aos fazeres, sendo eles: 1) Construção de uma comunidade de leitores formada por sujeitos da Educação Básica e do Ensino Superior, inclusive com a elaboração coletiva de um projeto de leitura escolar permanente que aloca a literatura em um lugar de privilégio tanto no currículo quanto na prática pedagógica; 2) Aproximação entre Escola e Universidade a partir da produção de saberes e trabalhos científicos (livros, capítulos, dissertações e monografias) graças à união entre o fazer docente e a pesquisa acadêmica; e 3) Reverberação da parceria na mediação de leitura a partir da dimensão sociocultural, estética e profissional. |
Abstract: | From the secular socio-historical course, in which the school is the prelude to the production of books aimed at children, Literature and Education are sides of the same coin: literary education. Equally, under the aegis of the formation of readers together with their literary literacy, the school environment becomes one of the institutions with the greatest circulation of children's literature, conferring on it the burdens and bonuses of being a privileged space. From this privilege comes the responsibility for reading mediation, in such a way that, organically, it is the teacher who takes it on. From this perspective, we have taken as a premise the relevance of a partnership with the university, especially in terms of academic extension, as a strategy to involve readers and mediators in this process. This dissertation aims to investigate the effects of the partnership between school and university in the mediation of literary reading carried out by a group of teachers from the Teacher Lúcia Giovanna Duarte de Melo Municipal School, at João Pessoa/PB, based on the actions developed, from 2020 to 2022, by the extension project entitled Cultura literária na escola: para ler, ouvir, ver e sentir, associated to the Federal University of Paraíba (UFPB). Concerning the methodology, this research is of an applied nature, whose character is both exploratory and explanatory, as it aims to bring to light ‘what’ the effects are, ‘how’ they are revealed and ‘why’ they are relevant, with arguments supported by the writings of Cerrillo (2002; 2007), Colomer (2002; 2007; 2017), Imbernón (2010), Munita (2014), and others. Nonetheless, this is an investigation aligned with the qualitative approach, whose procedures combine case study, action research and participant research, as well as the data collection technique of observing the academic-school context and conducting individual interviews and focus groups. The subjects, then, constitute a group of 10 (ten) teachers from the aforementioned school, who have been involved throughout the three-year partnership. As a result of the research process, we have identified three macro effects, which are made up of layers and nuances that unite knowledge and actions: 1) Building a community of readers made up of subjects from basic and higher education, including the collective development of a permanent school reading project that places literature in a privileged place in both the curriculum and pedagogical practice; 2) Bringing school and university closer together through the production of knowledge and scientific work (books, chapters, dissertations and monographs) thanks to the union between teaching and academic research; and 3) Reverberation of the partnership in reading mediation from the socio-cultural, aesthetic and professional dimensions. |
Palavras-chave: | Mediação de leitura Mediação de leitura nas escolas Mediação docente Literary reading Teacher mediation Partnership school-university |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32233 |
Data do documento: | 28-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
StéfaneDeAlmeidaDosSantos_Dissert.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons