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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32235
Tipo: | Dissertação |
Título: | A busca de Deus pela vontade e a vida cristã : ação moral e política no pensamento de Santo Agostinho |
Autor(es): | Fernandes, Nelson Luís de Carvalho |
Primeiro Orientador: | Silva, Betto Leite da |
Primeiro Coorientador: | Ferreira, Anderson D'Arc |
Resumo: | O trabalho visa abordar a fundamentação da ação humana, no plano moral dentro do pensamento de Santo Agostinho. No mesmo demonstra-se que é pela faculdade da vontade que toda e qualquer ação humana é realizada, pois para Santo Agostinho toda a ação é nada mais que uma vontade e, como tal, por ela, pela vontade, tam- bém se busca Deus. Buscar Deus pelo movimento da vontade é buscar a beatitude, logo toda a ação moral do homem cristão tem como fim a beatitude e com ela o fruir de Deus, o qual será um ato de caridade. Portanto, o fim da moral agostiniana visa que o homem aja de tal forma que fruía apenas da caridade e tudo mais seja usado em função do único objeto de pleno deleite do homem, que é Deus. O trabalho de- monstrará que é devido ao mau uso da faculdade da vontade, a qual é livre e um bem, que o homem é o responsável por seu infortúnio e infelicidade. No entanto, se- rá por essa mesma faculdade que o homem alcançará a sua bem-aventurança. Tal ato exigirá do homem a livre escolha, por sua vontade movida pelo peso do amor, a se submeter e colaborar com a ordem estabelecida por Deus quando da sua criação ex nihilo . Somente pelo ato de sua livre escolha, o homem não consegue se salvar. Ele precisa e necessita do auxílio de Deus, o dom da graça. A graça é um dom que Deus concede não para evitar que o homem peque, mas para auxiliar a sua vontade a desejar o bem e a conseguir realizá-lo, ou seja, a graça torna a vontade boa e a faz querer realizar o bem ao invés do mal, isso é a verdadeira liberdade. Tal implica, que toda nossa ação moral deve ser dirigida para o sumo Bem e não para as coisas que Ele criou, essas devem ser apenas usadas com vista ao sumo Bem, e isso é agir de forma virtuosa. Já a ação moral viciosa dirige-se para a criatura afastando-se do sumo Bem. E isso, segundo o pensamento de nosso autor, é pecar e como tal a ação se diz viciosa. Portanto, é pela vontade que vamos merecer a bem-aventurança ou o castigo eterno. |
Abstract: | The work aims to address the foundation of human action, on the moral level within the thought of St. Augustine. It demonstrates that it is through the faculty of the will that any and all human action is carried out, since for Saint Augustine all action is nothing more than a will and, as such, through it, through the will, one also seeks God. To seek God through the movement of the will is to seek beatitude, therefore all the moral action of the Christian man has beatitude as its end and with it the enjoy- ment of God, which will be an act of charity. Therefore, the aim of Augustinian moral- ity is that man acts in such a way that he enjoys only charity and everything else is used in terms of the only object of full delight of man, which is God. The work will demonstrate that it is due to the misuse of the faculty of the will, which is free and good, that man is responsible for his misfortune and unhappiness. However, it will be through this same faculty that man will reach his beatitude. Such an act will require man's free choice, by his will moved by the weight of love, to submit and collaborate with the order established by God when he was created ex nihilo. By the act of his free choice alone, man cannot save himself. He needs and needs God's help, the gift of grace. Grace is a gift that God grants not to prevent man from sinning, but to help his will to desire good and to achieve it, that is, grace makes the will good and makes it want to do good by doing what is good. instead of evil, this is true freedom. This im- plies that all our moral action must be directed towards the Supreme Good and not towards the things that He created, these must only be used with a view to the Su- preme Good, and that is acting virtuously. The vicious moral action is directed to- wards the creature far from the highest Good. And that, according to our author's thought, is to sin and as such the action is said to be vicious. Therefore, it is by the will that we will merit bliss or eternal punishment. |
Palavras-chave: | Filosofia cristã Deus Santo Agostinho - Ação moral Santo Agostinho - Política Will Love Evil Use and enjoy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Filosofia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32235 |
Data do documento: | 31-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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