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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32250
Tipo: Tese
Título: Mulheres que Amam Demais (MADA): o vício na dor?
Autor(es): Borba, Tiana de Jesus Araújo
Primeiro Orientador: Lucena, Marcela Zamboni
Resumo: Esta tese analisa as percepções e construções simbólicas das Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA) acerca do amor romântico, especificamente sobre os parâmetros monogâmicos, heteronormativos e de controle sexual. Para isto, busquei: (1) acompanhar a trajetória do grupo MADA de uma cidade do Nordeste, procurando identificar as relações estabelecidas e a forma como essas mulheres constroem meios de compreender e viver o amor romântico; (2) investigar os sentidos e significados do “Sagrado” que perpassa a experiência das mulheres MADAs, bem como verificar como as mulheres MADAs elaboram a heteronormatividade, a monogamia e o controle sexual. Concentrei-me, para tanto, na influência do pensamento de Norwood através de seu livro “Mulheres que Amam Demais Anônimas”, na Apostila dos Passos, Tradições e Lemas e, sobretudo, nas idas ao campo de pesquisa. No mergulho profundo da realidade do Grupo MADA, fizemos uso da observação participante, que se configura como um tipo de investigação fundamentada em descobertas do campo e que envolve a participação da pesquisadora no cotidiano das pesquisadas. Paralelamente, utilizamos também a análise foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisa, uma vez que as sínteses discursivas que tivemos acesso – e que são aceitas como naturais no mundo social – precisam ficar em suspenso. O que não significa negá-las ou ignorá-las, mas trazê-las para o centro da discussão considerando a complexa trama que compõe a realidade social. Nesta perspectiva, buscamos compreender aquilo que torna possível o acontecimento discursivo nos sujeitos e quais são os elementos que permitem seu surgimento. Associado a isso, utilizamos as epistemologias feministas, que são absolutamente abertas para o campo multidisciplinar e para uma pluralidade metodológica. Conjuntamente, utilizamos a Sociologia das Emoções desenvolvida por Eva Illouz que traz a articulação entre capitalismo, a cultura, as emoções e os sentimentos; momento em que a autora analisa as contradições e paradoxos do mundo contemporâneo como, por exemplo, o amor e o ideal de felicidade que move a indústria de bens de consumo e a libertação sexual. A pesquisa revelou que o MADA não é apenas um espaço de apoio para mulheres que lutam contra relações afetivas opressivas e a chamada "patologia do amar demais", mas também uma arena onde a transformação ética e o desenvolvimento de novas perspectivas sobre o amor romântico ocorrem. A pesquisa documentou a complexa interseção de aspectos como gênero, religiosidade, normas de relacionamento e subjetividade, explorando como o amor, o sofrimento e a resistência das mulheres se entrelaçam. Embora não diretamente vinculado ao feminismo tradicional, o MADA oferece uma via alternativa para a busca da igualdade de gênero e a construção de relacionamentos mais saudáveis. A pesquisa proporcionou uma análise empírica da produção de conhecimento no MADA, demonstrando como a solidariedade mútua entre as mulheres e a abordagem de "cuidar de si" geram efeitos terapêuticos e políticos. Esta investigação não apenas ampliou nosso entendimento das práticas do MADA, mas também apontou para a diversidade de caminhos para enfrentar opressões de gênero.
Abstract: This thesis analyzed the perceptions and symbolic constructions of Women Who Love Too Much Anonymous (MADA) about romantic love, specifically about monogamous, heteronormative and sexual control parameters. For this, I sought: (1) to follow the trajectory of the MADA group in a city in the Northeast, seeking to identify the relationships established and the way in which these women build ways of understanding and experiencing romantic love; (2) to investigate the senses and meanings of the “Sacred” that permeates the experience of MADA women, as well as to verify how MADA women elaborate heteronormativity, monogamy and sexual control. I focused, therefore, on the influence of Norwood's thought through his book “Mulheres que Amam Demais Anônimas”, in the Apostila dos Passos, Tradições e Lemas and, above all, in the research field. In the deep dive into the reality of the visited MADA Group, we made use of participant observation, which is configured as a type of investigation based on field discoveries and that involves the researcher's participation in the daily lives of the researched. At the same time, we also used Foucauldian discourse analysis as a methodological research tool, since the discursive syntheses that reach us and are accepted as natural in the social world need to be suspended. Which does not mean denying or ignoring them, but bringing them to the center of the discussion considering the complex plot that makes up social reality. In this perspective, we sought to understand what makes the discursive event possible in the subjects and what are the elements that allow its emergence. Associated with this, we used feminist epistemologies, which are absolutely open to the multidisciplinary field and to a methodological plurality. Together, we used the Sociology of Emotions developed by Eva Illouz, which brings the articulation between capitalism, culture, emotions and feelings, where it analyzes the contradictions and paradoxes of the contemporary world, such as love, the ideal of happiness, which moves the consumer goods industry and sexual liberation. The research revealed that MADA is not only a space of support for women struggling with oppressive romantic relationships and the so-called "pathology of loving too much", but also an arena where ethical transformation and the development of new perspectives on romantic love occur. The research documented the complex intersection of aspects such as gender, religiosity, relationship norms and subjectivity, exploring how women's love, suffering and resistance intertwine. Although not directly linked to traditional feminism, MADA offers an alternative path to pursuing gender equality and building healthier relationships. The research provided an empirical analysis of knowledge production at MADA, demonstrating how mutual solidarity between women and the "taking care of oneself" approach generate therapeutic and political effects. This investigation has not only expanded our understanding of MADA practices, but also pointed to the diversity of paths to addressing gender oppression.
RESUMEN. Esta tesis analizó las percepciones y construcciones simbólicas de las Mujeres Que Aman Demasiado Anónimas (MADA) sobre el amor romántico, específicamente sobre los parámetros monógamos, heteronormativos y de control sexual. Para ello, busqué: (1) seguir la trayectoria del grupo MADA en una ciudad del Nordeste, tratando de identificar las relaciones establecidas y la forma en que estas mujeres construyen medios de entender y vivir el amor romántico; (2) investigar los sentidos y significados de lo “Sagrado” que permea la experiencia de las mujeres MADA, así como verificar cómo las mujeres MADA elaboran la heteronormatividad, la monogamia y el control sexual. Me centré, por lo tanto, en la influencia del pensamiento de Norwood a través de su libro “Mulheres que Amam Demais Anônimas”, en la Apostilla dos Passos, Tradições e Lemas y, sobre todo, en los viajes al campo de la investigación. En la profundización en la realidad del Grupo MADA, nos valemos de la observación participante, que se configura como un tipo de investigación basada en los descubrimientos de campo y que implica la participación del investigador en el cotidiano de los encuestados. Al mismo tiempo, también utilizamos el análisis del discurso de Foucault como herramienta de investigación metodológica, ya que las síntesis discursivas a las que tuvimos acceso – y que se aceptan como naturales en el mundo social – necesitan permanecer suspendidas. Lo que no significa negarlos o ignorarlos, sino traerlos al centro de la discusión considerando el complejo tejido que conforma la realidad social. En esta perspectiva, buscamos comprender qué hace posible el acontecimiento discursivo en los sujetos y cuáles son los elementos que permiten su emergencia. Asociado a esto, utilizamos epistemologías feministas, absolutamente abiertas al campo multidisciplinario ya la pluralidad metodológica. Juntos, utilizamos la Sociología de las Emociones desarrollada por Eva Illouz, que trae la articulación entre capitalismo, cultura, emociones y sentimientos, cuando la autora analiza las contradicciones y paradojas del mundo contemporáneo, como, por ejemplo, el amor y el ideal. .de felicidad que impulsa la industria de bienes de consumo y la liberación sexual. La investigación reveló que MADA no es sólo un espacio de apoyo para mujeres que luchan con relaciones románticas opresivas y la llamada "patología de amar demasiado", sino también un ámbito donde se produce la transformación ética y el desarrollo de nuevas perspectivas sobre el amor romántico. La investigación documentó la compleja intersección de aspectos como el género, la religiosidad, las normas de relación y la subjetividad, explorando cómo se entrelazan el amor, el sufrimiento y la resistencia de las mujeres. Aunque no está directamente relacionado con el feminismo tradicional, MADA ofrece un camino alternativo para perseguir la igualdad de género y construir relaciones más saludables. La investigación proporcionó un análisis empírico de la producción de conocimiento en MADA, demostrando cómo la solidaridad mutua entre mujeres y el enfoque de "cuidarse a sí mismas" generan efectos terapéuticos y políticos. Esta investigación no sólo ha ampliado nuestra comprensión de las prácticas MADA, sino que también ha señalado la diversidad de caminos para abordar la opresión de género.
Palavras-chave: Amor patológico - Mulheres
Heterossexualidade compulsória
Controle da sexualidade - Feminina
Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA)
Monogamia
Heteronormatividade
Pathological love - Women
Compulsory heterosexuality
Control of sexuality - Female
Monogamy
Heteronormativity
Heterosexualidad obligatoria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Sociologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32250
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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