Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32255
Tipo: | Dissertação |
Título: | A performance do Quinteto da Paraíba: entre a cultura musical do Nordeste e outros universos musicais |
Autor(es): | Sousa, Xisto Medeiros de |
Primeiro Orientador: | Queiroz, Luís Ricardo Silva |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a performance do Quinteto da Paraíba coloca em diálogos e interações elementos musicais diversos da cultura do Nordeste com aspectos estético-sonoros musicais de outros contextos culturais, a partir da performance musical registrada do Grupo. Metodologicamente a pesquisa se configura como qualitativa, com a adoção dos instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, pesquisa áudio sonoro-documental, pesquisa documental e, ainda, o método de estudo de caso e observação participante. Os resultados indicam que o Quinteto da Paraíba constituiu seu repertório e, sobretudo, sua performance criando uma identidade sonora singular marcadamente localizada no espaço geográfico do Nordeste brasileiro. Os dados apresentaram particularidades e traços culturais que definem a trajetória artística do Quinteto da Paraíba e suas inter-relações com a cultura musical do Nordeste, tal como a escolha de repertório registradas nos encartes dos discos, com a presença majoritária de compositores nordestinos; na motivação da mudança de nome do Quinteto Ravel para Quinteto da Paraíba; no entrelaçamento com o Movimento Armorial, entre outros fatos. Partindo desse ponto de intersecção entre a trajetória do Quinteto da Paraíba – o reconhecimento cultural de grupos sociais excluídos da grande massificação imposta pela mídia e da necessidade de resgate da identidade de um povo que cada dia mais se distancia de sua origem – e a etnomusicologia, com a pesquisa pudemos compreender como a miscigenação cultural fora determinante na performance artística desse grupo. |
Abstract: | The general objective of this research was to understand how the performance of Quinteto da Paraíba puts different musical elements from Northeast culture into dialogue and interaction with musical aesthetic-sound aspects from other cultural contexts, based on the Group's solo albums. Methodologically, the research is configured as qualitative, with the adoption of data collection instruments, bibliographic research, audio-sound-documentary research, documentary research, and also the participant observation method. The results indicate that the Quinteto da Paraíba constituted its repertoire and, above all, its performance, creating a unique sound identity markedly located in the geographic space of the Brazilian Northeast. The data presented particularities and cultural traits that define the artistic trajectory of the Quinteto da Paraíba and its interrelationships with the musical culture of the Northeast, such as the choice of repertoire registered in the inserts of the discs, with the majority presence of composers from the Northeast; in the motivation for changing the name of Quinteto Ravel to Quinteto da Paraíba; in the interweaving with the Armorial Movement, among other facts. Starting from this point of intersection between the trajectory of Quinteto da Paraíba – the cultural recognition of social groups excluded from the great massification imposed by the media and the need to rescue the identity of a people that increasingly distances itself from its origin – and ethnomusicology, with the research we were able to understand how the cultural miscegenation was determinant in the artistic performance of this group. |
Palavras-chave: | Performance musical Quinteto da Paraíba Movimento armorial Musical performance Armorial movement |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32255 |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
XistoMedeirosDeSousa_Dissert.pdf | 6,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
XistoMedeirosDeSousa_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf | 2,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons