Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32255
Tipo: Dissertação
Título: A performance do Quinteto da Paraíba: entre a cultura musical do Nordeste e outros universos musicais
Autor(es): Sousa, Xisto Medeiros de
Primeiro Orientador: Queiroz, Luís Ricardo Silva
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a performance do Quinteto da Paraíba coloca em diálogos e interações elementos musicais diversos da cultura do Nordeste com aspectos estético-sonoros musicais de outros contextos culturais, a partir da performance musical registrada do Grupo. Metodologicamente a pesquisa se configura como qualitativa, com a adoção dos instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, pesquisa áudio sonoro-documental, pesquisa documental e, ainda, o método de estudo de caso e observação participante. Os resultados indicam que o Quinteto da Paraíba constituiu seu repertório e, sobretudo, sua performance criando uma identidade sonora singular marcadamente localizada no espaço geográfico do Nordeste brasileiro. Os dados apresentaram particularidades e traços culturais que definem a trajetória artística do Quinteto da Paraíba e suas inter-relações com a cultura musical do Nordeste, tal como a escolha de repertório registradas nos encartes dos discos, com a presença majoritária de compositores nordestinos; na motivação da mudança de nome do Quinteto Ravel para Quinteto da Paraíba; no entrelaçamento com o Movimento Armorial, entre outros fatos. Partindo desse ponto de intersecção entre a trajetória do Quinteto da Paraíba – o reconhecimento cultural de grupos sociais excluídos da grande massificação imposta pela mídia e da necessidade de resgate da identidade de um povo que cada dia mais se distancia de sua origem – e a etnomusicologia, com a pesquisa pudemos compreender como a miscigenação cultural fora determinante na performance artística desse grupo.
Abstract: The general objective of this research was to understand how the performance of Quinteto da Paraíba puts different musical elements from Northeast culture into dialogue and interaction with musical aesthetic-sound aspects from other cultural contexts, based on the Group's solo albums. Methodologically, the research is configured as qualitative, with the adoption of data collection instruments, bibliographic research, audio-sound-documentary research, documentary research, and also the participant observation method. The results indicate that the Quinteto da Paraíba constituted its repertoire and, above all, its performance, creating a unique sound identity markedly located in the geographic space of the Brazilian Northeast. The data presented particularities and cultural traits that define the artistic trajectory of the Quinteto da Paraíba and its interrelationships with the musical culture of the Northeast, such as the choice of repertoire registered in the inserts of the discs, with the majority presence of composers from the Northeast; in the motivation for changing the name of Quinteto Ravel to Quinteto da Paraíba; in the interweaving with the Armorial Movement, among other facts. Starting from this point of intersection between the trajectory of Quinteto da Paraíba – the cultural recognition of social groups excluded from the great massification imposed by the media and the need to rescue the identity of a people that increasingly distances itself from its origin – and ethnomusicology, with the research we were able to understand how the cultural miscegenation was determinant in the artistic performance of this group.
Palavras-chave: Performance musical
Quinteto da Paraíba
Movimento armorial
Musical performance
Armorial movement
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32255
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
XistoMedeirosDeSousa_Dissert.pdf6,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
XistoMedeirosDeSousa_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons