Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3226
metadata.dc.type: TCC
Title: Relações lexicais em verbetes de dicionário
metadata.dc.creator: Brito, Rossana Leite de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria Leonor Maia dos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a forma como o dicionário apresenta, em verbetes, as informações referentes às relações de sentido entre palavras, hiperonímia e hiponímia, e holonímia e meronímia. Para isso, refletiremos, brevemente, sobre o léxico da língua e apresentaremos essas relações, mostrando quais são suas principais características. Em seguida, apresentaremos nossos dados, que são dicionários atuais de português do Brasil: FERREIRA (1986), HOUAISS (2009), BORBA (2004), FERREIRA (2010) e HOUAISS (2010), mostrando as principais características desses dicionários. Para nosso corpus, selecionamos vinte palavras entre termos de espécie natural e artefatos para observarmos como as relações de sentido, hiperonímia e hiponímia, e holonímia e meronímia são apresentadas em verbetes de dicionários. Utilizaremos dois tipos de referencial teórico: os semanticistas (LYONS, CRUSE, ILARI, GEERAERTS) e os lexicógrafos (XATARA, BEVILACQUA & HUMBLÉ, BIDERMAN, BARBOSA, WELKER).
Abstract: not available.
Keywords: Semântica.
Hiperonímia.
Hiponímia.
Holonímia.
Meronímia.
Língua portuguesa - dicionários
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3226
Issue Date: 25-Feb-2015
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RLB15022015.pdf6.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons