Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3226
Tipo: | TCC |
Título: | Relações lexicais em verbetes de dicionário |
Autor(es): | Brito, Rossana Leite de |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Leonor Maia dos |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a forma como o dicionário apresenta, em verbetes, as informações referentes às relações de sentido entre palavras, hiperonímia e hiponímia, e holonímia e meronímia. Para isso, refletiremos, brevemente, sobre o léxico da língua e apresentaremos essas relações, mostrando quais são suas principais características. Em seguida, apresentaremos nossos dados, que são dicionários atuais de português do Brasil: FERREIRA (1986), HOUAISS (2009), BORBA (2004), FERREIRA (2010) e HOUAISS (2010), mostrando as principais características desses dicionários. Para nosso corpus, selecionamos vinte palavras entre termos de espécie natural e artefatos para observarmos como as relações de sentido, hiperonímia e hiponímia, e holonímia e meronímia são apresentadas em verbetes de dicionários. Utilizaremos dois tipos de referencial teórico: os semanticistas (LYONS, CRUSE, ILARI, GEERAERTS) e os lexicógrafos (XATARA, BEVILACQUA & HUMBLÉ, BIDERMAN, BARBOSA, WELKER). |
Abstract: | not available. |
Palavras-chave: | Semântica. Hiperonímia. Hiponímia. Holonímia. Meronímia. Língua portuguesa - dicionários |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3226 |
Data do documento: | 25-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RLB15022015.pdf | 6,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons