Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32271
Tipo: Tese
Título: O Programa de Residência Pedagógica e as representações construídas nos e pelos textos : um estudo a partir do diálogo entre o interacionismo sociodiscursivo e as ciências do trabalho
Autor(es): Pereira, Bruno Alves
Primeiro Orientador: Reichmann, Carla Lynn
Primeiro Coorientador: Lousada, Eliane Gouvêa
Resumo: Inserida na perspectiva teórico-metodológica de análise do trabalho do professor, desenvolvida, a partir do final do século XX, no âmbito da Linguística Aplicada brasileira, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as representações sobre o trabalho docente construídas em textos provenientes do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Nesta investigação, foram tomados como dados textos do entorno-precedente ao agir e textos de entrevistas depois da tarefa (BRONCKART; GROUPE LAF, 2004; BRONCKART, 2008b). O primeiro edital de chamada para apresentação de propostas do PRP (Edital CAPES nº 06/2018) e uma portaria regulatória do programa (Portaria GAB nº 259/2019) são os textos do entorno-precedente ao agir em análise. Autoconfrontações simples (ACS) e cruzadas (ACC), das quais participaram um preceptor e três residentes de um subprojeto de Língua Portuguesa do PRP, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), são os textos do segundo conjunto mencionado. A análise desses dados teve como objetivos específicos: a) identificar as representações sobre o PRP e sobre o trabalho de preceptores e residentes construídas nos textos do entorno-precedente ao agir; b) analisar as representações sobre o trabalho de ensino de Português, próprio e do outro, construídas pelo preceptor e pelas três residentes em textos resultantes das ACS e das ACC; e c) discutir as implicações das representações identificadas, nos textos do entorno-precedente ao agir e nas autoconfrontações, para o debate teórico-metodológico sobre a formação de professores. A fundamentação teórica está organizada em três momentos. No primeiro, são abordados os conceitos de trabalho do professor e entrelugar socioprofissional, advindos da Linguística Aplicada, e as definições de gêneros da atividade, estilo, apropriação, estilização e poder de agir, provenientes da Clínica da Atividade e da Ergonomia da Atividade. O segundo momento é destinado a apresentar o arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo desenvolvido para o estudo das representações construídas nos e pelos textos. No terceiro, é evidenciado o quadro metodológico da autoconfrontação. A análise dos dois textos do entorno-precedente ao agir apresentou os seguintes resultados: i) o PRP é representado como um programa essencialmente de formação inicial de professores; ii) inicialmente, compreendido, como uma ação, de caráter individual, o PRP ganha, posteriormente, contornos de uma atividade, de natureza coletiva; iii) os objetivos do PRP, que se confundem com os do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), estão em processo de formatação; e iv) o residente é compreendido como um beneficiário dessa atividade da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica e o preceptor, como alguém que tanto participa de tarefas relacionadas à organização e à gestão do subprojeto quanto de tarefas de ensino-aprendizagem do métier. A análise das ACS e ACC foi estruturada em duas categorias: as representações sobre a relação professor-alunos; e as representações sobre a relação professor-artefatos. O exame do conteúdo temático e das modalizações, vozes e figuras de ação, nesses fragmentos, revelou como a utilização do quadro metodológico da autoconfrontação possibilitou, tanto ao preceptor quanto às residentes, a reorganização e a ressignificação de representações, o que pode ser considerado um indício de desenvolvimento. Em face das análises, esta pesquisa defende que o PRP seja reformatado, tendo em vista se tornar um espaço que, no entrelugar socioprofissional, promova, de modo integrado, a formação inicial e continuada de professores, e que a (co)análise do trabalho, envolvendo licenciandos e docentes em atuação na Educação Básica, possa ser empregada, nesse espaço, como um modo de potencializar o desenvolvimento de todos os professores envolvidos.
Abstract: Situated in the theoretical-methodological perspective of teaching work, developed within the scope of the Brazilian Applied Linguistics on the end of the 20th century, this research aims at investigating the representations on teaching work built in texts from the Pedagogical Residency Program (PRP). In this study, the institutional texts, and texts from interviews after the task were taken as data (BRONCKART; GROUPE LAF, 2004; BRONCKART, 2008b). The first call notice to present PRP proposals (CAPES 02/2018) and a regulatory Ordinance of the program (G GAB Ordinance No. 259/2019) are the institutional texts in analysis. Simple (ACS) and crossed (ACC) self-confrontations interviews, in which a preceptor and three residents of a Portuguese Language subproject of the PRP participated, at the Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), are the texts of the second set mentioned. The analysis of this data had as specific goals: a) identify the representations about the PRP and on the work of preceptors and residents built in the institutional texts; b) analyze the representations on teaching work of Portuguese language, built by the preceptor and the three residents in texts resulting from ACS and ACC; e c) discuss the implications of identified representations, in the institutional texts and self-confrontations texts, for the theoretical-methodological discussion on teacher education. The theoretical framework of this study is presented in three moments. The first moment is designed to present two concepts from Applied Linguistics – teaching work and socio-professional in-betweenness – and five definitions from the Activity Clinic and the Ergonomics of Activity – genres of activity, style, appropriation, stylization, and power of acting. The second moment is intended to present the theoretical-methodological framework of the Socio-discursive Interactionism developed for the study of representations built in the and by texts. In the third, the methodological framework of self-confrontation is evidenced. The results of the analysis of the two institutional texts are: i) the PRP is represented as a pre-service teacher education program; ii) initially understood as an action, on an individual basis, the PRP has subsequently gained out of an activity, of a collective nature; iii) the objectives of the PRP, that they are confused with those of the Institutional Program of Teaching Initiation (PIBID), are in the process of forming; and iv) the resident is understood as a beneficiary of this activity of the National Policy for Basic Education Personnel Training and the preceptor, and someone who participates in tasks related to the organization and management of the subproject and teaching-learning tasks of the métier. The analysis of fragments of ACS and ACC was structured in two categories: representations on the teacher-student relationship; and the representations on the teacher-artifact relationship. The analysis of the theme content and modalizations, voices and action figures, in these fragments, revealed as the use of the methodological framework of self-confrontation made possible, both to the preceptor and residents, reorganization and redefinition of representations, which can be considered an indication of development. Based on the analyses, this research defends that the PRP is reformed, in view of becoming a space that, in the socio-professional in-betweenness, promote, in an integrated manner, pre-service and in-service teacher education, and that the (co)analysis of work, involving pre-service and Basic Education teachers, can be employed, in this space, as a way to enhance the development of all teachers involved.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Representações Trabalho docente
Interacionismo sociodiscursivo
Ciências do trabalho
Programa de Residência Pedagógica
Teaching work
Socio-discursive Interactionism
Work Sciences
Pedagogical Residency Program
Representations
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32271
Data do documento: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunoAlvesPereira_Tese.pdf5,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons