Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32289
Tipo: Dissertação
Título: Trajetórias de vida de ex-alunas do “Colégio das Freiras”: o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Sousa-PB, 1958-1985)
Autor(es): Estrela, Ana Paula
Primeiro Orientador: Barros, Surya Aaronovich Pombo de
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar as trajetórias de vida e o desenvolvimento da educação católica feminina no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade de Sousa-PB, no período de 1958 a 1985, quando o ensino era destinado apenas para meninas. Nosso recorte delimitou a análise para estudantes no Curso Pedagógico. Discutimos como foi desenvolvida a educação de mulheres a partir de uma formação pautada para o magistério, relacionada com os ideais da fé católica. Discorremos sobre como eram produzidos os discursos em torno da formação da trajetória de vida e da construção das identidades de gênero a partir das vivências educacionais na instituição. Utilizamos como metodologia a História Oral, realizando entrevistas com ex alunas, ex-professoras do educandário, assim como da memória da ex-diretora. Além dos depoimentos orais, temos como fontes documentais as Revistas do colégio e os livros de memorialistas que relatam a história do educandário e sua filosofia educacional. A pesquisa se baseia no referencial teórico da História Cultural e da História da Educação das Instituições escolares, articulando com as categorias de educação católica, gênero e memória, debatendo com os seguintes autores: Foucault (2014), Barros (2005), Louro (1997), Soares (2008), Scott (1995), Dominique Julia (2001), Portelli (2001) e Ferreira (2002). A construção das identidades dessas mulheres está contida na filosofia do educandário e teve como intuito a construção de atitudes e comportamentos considerados necessários para a disciplina confessional dos sujeitos. Trabalhamos com as trajetórias de vida pensando na experiência e nos ensinamentos que elas absorveram dentro do espaço e analisamos a profissionalização docente dessas mulheres, pois isso era uma realidade existente nesse espaço. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida pela discussão das memórias dessas mulheres, preocupando-se com essas vivências e experiências, pensando na construção do feminino que foi idealizado a partir de sua formação educacional no referido colégio.
Abstract: This dissertation aims to analyze the life trajectories and development of female Catholic education at Nossa Senhora Auxiliadora School located in Sousa-PB, during the period of 1958 to 1985, when education was exclusively for girls. This paper’s focus is on students in the Pedagogical Course. It is discussed the education of women, centered on teaching, aligned with Catholic faith ideals, and explored how discourses were based on life trajectories and gender identities through educational experiences at the above mentioned institution. Employing Oral History, where former students, teachers, and former principal were interviewed. In addition to oral reports, documentary sources include the school magazines and memoirs detailing the institution's history and educational philosophy. The research draws thought the Cultural History and History of Educational institutions theoretical framework, connecting with the categories of Catholic education, gender, and memory, engaging with authors such as Foucault (2014), Barros (2005), Louro (1997), Soares (2008), Scott (1995), Dominique Julia (2001), Portelli (2001), and Ferreira (2002). Women's identities were shaped by the school's philosophy, aiming to instill attitudes for confessional discipline. We examine life trajectories considering experiences and teachings at Nossa Senhora Auxiliadora School, analyzing these women's teaching professionalization, a prevalent reality during the studied time period. The research methodology involves discussing these women's memories and life experiences, focusing on constructing femininity through their education at the mentioned school.
Palavras-chave: Educação feminina
Educação católica - Memória
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora-Sousa/PB
Female education
Catholic education - Memory
Nossa Senhora Auxiliadora School - Sousa-PB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32289
Data do documento: 21-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPaulaEstrela_Dissert.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons