Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32294
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre narrativas e memórias : viventes nas ruas e a negação do direito à educação (2005-2023) |
Autor(es): | Sousa, Francismara Gomes de |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Elizete Guimarães |
Resumo: | As reminiscências da urbe sobre os impactos dos processos de negação do direito humano à educação, à luz das narrativas das Pessoas em Situação de Rua (PSR), costuram os fios de memórias que se apresentam no percorrer desse estudo. Diante disso, objetiva-se analisar os impactos de segregações para com estas existências inexistentes perante os dados oficiais brasileiros, considerando sentidos e significados da educação de jovens e adultos para estes(as) (sobre)viventes das ruas da cidade de João Pessoa-PB. No que concerne ao caminho metodológico, a História Oral (HO) norteia o percurso das narrativas e a produção de reflexões que apontam caminhos para compreender a importância da construção de perspectivas educacionais emancipatórias com e para a rua. Nessa trajetória, além de fontes orais (depoimentos e memórias), utilizou-se de fontes escritas (bibliográficas e documentais) e iconográficas. A partir de uma perspectiva Freireana e com as contribuições de Benjamin (2013), Le Goff (1990), Portelli (2016) são discorridas questões e inquietações expostas na presente pesquisa, implicando também na busca de propor alternativas de Educação em Direitos Humanos para este grupo populacional historicamente marginalizado, com destaque para os processos de resistência das guerrilhas urbanas, cerceadas por exclusões e silenciamentos. O estudo apontou para a relevância da problematização e compreensão do compreender o habitar, o existir e o resistir nos espaços da cidade. |
Abstract: | The reminiscences of the city about the denial of the right to education, in the light of the narratives of homeless people (HP), weave the threads of memories that unfold in the course of this study. Therefore, the objective is to analyze the impacts of segregations for these non-existent existences in light of official Brazilian data, considering the meanings and significance of education for young and adult individuals living on the streets of João Pessoa, PB. Regarding the methodological approach, Oral History (OH) guides the path of narratives and the production of reflections that point us toward understanding the importance of building emancipatory educational perspectives with and for the street. Along this journey, in addition to oral sources (testimonies and memories), written sources (bibliographic and documentary) and iconographic sources were used. From a Freirean perspective and with the contributions of Benjamin (2013), Le Goff (1990), and Portelli (2016), issues and concerns are discussed, which be presented in this research, also implying the search for alternative Human Rights Education for this historically marginalized population group, with a focus on the resistance processes of urban guerrillas, constrained by exclusions and silencing. The study points us to the relevance of problematizing and understanding inhabiting, existing, and resisting in urban spaces. |
Palavras-chave: | Direitos humanos População em situação de rua Narrativas - Memória Direito à educação Human rights Homeless population Narratives Right to education Memory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Cidadania e Direitos Humanos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32294 |
Data do documento: | 30-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FrancismaraGomesDeSousa_Dissert.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons