Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32299
Tipo: | TCC |
Título: | Contribuições do PIBID pedagogia Campus IV para a formação docente no contexto da pandemia docovid-19 |
Autor(es): | Silva, Tancredo Pedro da |
Primeiro Orientador: | Alves, Francisca Terezinha de Oliveira |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso/TCC tem o objetivo de apresentar os relatos de experiências dos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID, especificamente do Subprojeto PIBID Pedagogia Campus IV da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Apresenta discussões e perspectivas acerca das contribuições do programa e dos desafios vivenciados no ensino remoto emergencial/ERE em meio a Pandemia do COVID-19, buscando relatar as diversas experiências e o olhar dos pibidianos ao processo, bem como suas aprendizagens. Como base teórica destaca-se: a Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2018), o edital CAPES 02/2020, o projeto do Subprojeto de Pedagogia, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), as Diretrizes de Formação de Professores (BRASIL, 2015), as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (BRASIL, 2006), bem como os escritos dos autores Libâneo (2011) e Freire (1996), dentre outros. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, de nível descritivo, a partir dos materiais cedidas por três bolsistas do programa, além das observações do autor, por ter sido bolsista do programa. Diante do exposto nos relatos, pode-se subtender que o PIBID é uma importante política pública voltada a formação inicial de professores e que contribui diretamente na inserção de graduandos no ambiente escolar, aproxima a Universidade das escolas da Educação Básica e fomenta a discussão sobre a formação de professores de forma geral. |
Abstract: | El presente Trabajo de Conclusión de Curso/TCC tiene como objetivo presentar los relatos de experiencias de los becarios del Programa de Becas de Iniciación a la Enseñanza/PIBID, específicamente del Subproyecto PIBID Pedagogía Campus IV de la Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Presenta discusiones y perspectivas sobre las contribuciones del programa y los desafíos vividos en la educación/RE de emergencia a distancia en medio de la Pandemia COVID- 19, buscando relatar las diversas experiencias y la mirada de los pibidianos al proceso, así como sus aprendizajes. Como base teórica se destacan: la Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2018), el edicto CAPES 02/2020, el proyecto del Subproyecto de Pedagogía, la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (BRASIL, 1996), las Directrices de Formación de Profesores (BRASIL, 2015), las Directrices Curriculares Nacionales del Curso de Pedagogía (BRASIL, 2006), así como los escritos de los autores Libâneo (2011) y Freire (1996), entre otros. La investigación fue de abordaje cualitativo, nivel descriptivo, a partir de los materiales proporcionados por tres becarios del programa, además de las observaciones de la autora, por haber sido becaria del programa. Dados los relatos, se puede subsumir que el PIBID es una importante política pública dirigida a la formación inicial de profesores y que contribuye directamente para la inserción de los graduados en el ambiente escolar, aproxima la Universidad a las escuelas de Educación Básica y estimula la discusión sobre la formación de profesores en general. |
Palavras-chave: | PIBID/Pedagogia Contribuições Desafios Pandemia Covid-19 Formação docente |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32299 |
Data do documento: | 14-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TancredoPedrodaSilva_TCC.pdf | TCC | 483,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TancredoPedrodaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 214,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons