Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32300
Tipo: | TCC |
Título: | Educação infantil e pandemia: práticas pedagógicas no período pandêmico |
Autor(es): | Silva, Talita Camilo da |
Primeiro Orientador: | Alencar , Sabrina Grisi Pinho de |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objeto de estudo discorrer acerca de um momento ímpar na vida da sociedade, o período da pandemia do novo coronavírus na Educação Infantil, a primeira etapa da educação básica, entre os anos de 2020 a 2022. A pandemia que era prevista para dias, durou anos, fez com que a sociedade fosse se adaptando ao “novo normal”, e mesmo depois desses anos ainda restam resquícios de todo esse processo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender a repercussão e resultados da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas instituídas na Educação Infantil no período pandêmico na Paraíba. Identificando quais práticas pedagógicas foram adotadas pelos professores na primeira etapa no período da pandemia da Covid, cotejando estudos científicos que tenham se voltado para as práticas pedagógicas nesses dois últimos anos na Paraíba. A pesquisa se desenvolveu por meio de uma pesquisa bibliográfica com análises de TCC 's relacionados ao tema, vinculados ao banco de dados da Biblioteca Central da UFPB, dentro do curso de pedagogia. Em decorrência do período pandêmico, o Ministério da Educação (MEC) lançou uma portaria nº 343 de 17 de março de 2020, onde lançava a substituição das aulas presenciais pelo ensino remoto. A realidade educacional no contexto pandêmico trouxe inúmeras mudanças e adaptações para o cenário Educacional, o fechamento das escolas e o distanciamento social são algumas delas. Por isso, é de extrema importância rever as práticas utilizadas para que possam auxiliar de maneira positiva no processo de ensino e aprendizagem, sendo necessário contextualizar sobre a criança da Educação Infantil, e também como sobre como as instituições se adaptaram às atividades visando compreender novas práticas realizadas durante a pandemia. Desta forma, visamos entender a concepção de criança e infância por meio de alguns escritores; o fazer docente nesse período de coronavírus; quais práticas foram adotadas para que o aprendizado fosse ativo e efetivo e como se deu as interações com a criança nesse período remoto.Com o resultado das pesquisas podemos perceber a importância da relação das interações da comunidade escolar. Os recursos lúdicos é um ponto extremamente importante nesse processo, um bom conhecimento da turma também faz com que o professor tenha êxito. Utilizar as ferramentas de uma maneira mais humanizada e fazer a utilização delas de uma maneira dinâmica foi um ponto chave para o sucesso de alguns métodos e práticas de ensino. |
Abstract: | The aim of this research was to discuss a significant period in societal life, the period of the new coronavirus pandemic in Early Childhood Education, the first stage of basic education, between the years 2020 and 2022. The pandemic, which was initially expected to be short-lived, lasted for years, made society adapt to the “new normal”, and even after these years there are still remnants of the entire process. The primary objective of this research is to comprehend the impact and outcomes of the COVID-19 pandemic on the pedagogical practices established in Early Childhood Education during the pandemic period in Paraíba. Identifying which pedagogical practices were adopted by teachers in the first stage during the Covid pandemic period, comparing scientific studies that have focused on pedagogical practices in the last two years in Paraíba. The research was developed through bibliographical research with analysis of completion of course works related to the topic, linked to the UFPB Central Library database, within the Pedagogy Course. Due to the pandemic situation, the Ministry of Education (MEC) launched ordinance No. 343 of March 17, 2020, which launched the replacement of in-person classes with remote teaching. The educational reality in the pandemic context has brought numerous changes and adaptations to the educational scenario, the closure of schools and social distancing are some of them. Therefore, it is extremely important to review the practices used so that they can positively assist in the teaching and learning process, and it is necessary to contextualize the child in Early Childhood Education, as well as how institutions have adapted to activities in order to understand new practices carried out during the pandemic. In this way, the aim is to understand the concepts of children and childhood through some writers; teaching during this period of coronavirus; what practices were adopted so that learning could be active and effective and how the interactions with the child took place during this remote period. With the results of the research we can see the importance of the relationship between interactions within the school community. Play-based resources are an extremely important point in this process, good knowledge of the class also makes the teacher successful. Utilizing tools in a more humane manner and in a dynamic way was a key point for the success of some teaching methods and practices |
Palavras-chave: | Educação infantil Pandemia do Coronavírus Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32300 |
Data do documento: | 13-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TalitaCamilodaSilva_TCC.pdf | TCC | 316,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TalitaCamilodaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 543,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons