Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32306
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas investigativas com mosquitos Aedes com base na metodologia 5E |
Autor(es): | Silva, Edmar do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Colavite, Alessandre Pereira |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo principal investigar sobre a biologia e as características morfológicas entre três espécies adultas do gênero Aedes e características morfológicas entre larvas e pupas do gênero Aedes, Culex e Anopheles através da metodologia investigativa 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), envolvendo alunos da segunda série do Ensino Médio. A pesquisa segue um modelo descritivo e explicativo com abordagem qualitativa. Foi utilizado questionário diagnóstico para avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre os mosquitos Aedes. A cada passo desenvolvido, pode-se observar desde o conhecimento prévio dos discentes, seguindo pela elaboração de hipóteses e produção de conhecimentos, até a produção de produtos que podem disseminar os conhecimentos produzidos em sala para toda a comunidade na qual a escola encontra-se inserida. Metodologias ativas como tempestade de ideias, sala de aula invertida, aula expositiva dialogada, a ludicidade através de jogo didático com cartas e o uso de tecnologias no desenvolvimento de aplicativo, em que alunos do curso Técnico em Informática desenvolveram um aplicativo sobre o gênero Aedes intitulado "Aedes OB", cuja sigla “OB” referindo-se ao município de Ouro Branco, para levar conhecimento à população, destacando informações biológicas sobre o vetor e através de mapa da cidade, destacar os pontos mais vulneráveis de proliferação dos mosquitos bem como métodos de combate e prevenção ao vetor, caminhos estes construídos dentro dos cinco passos que deram origem a Sequência Didática. A aplicação da metodologia propiciou a produção de um guia didático que possa ser publicado e disponibilizado aos professores da educação básica, no portal do ProfBio UFPB através da aba produtos, licenciado com uma licença Creative Commons, cujas atribuições: Livre, Não Comercial e Não a Obras Derivadas (BY-NC-ND), para que outros professores possam usar esse produto, não só com aulas investigativas sobre os mosquitos Aedes, mas adaptar para envolver alunos em outras temáticas de fundamental importância para a produção de conhecimentos, para que possam ser protagonistas não só na produção de conhecimentos, mas demonstrar o potencial individual de cada discente em áreas como tecnologia e arte. |
Abstract: | This research aims to investigate the biology and morphological characteristics between three adult species of the genus Aedes and morphological characteristics between larvae and pupae of the genus Aedes, Culex and Anopheles through the 5E investigative methodology (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), involving second-year high school students. The research follows a descriptive and explanatory model with a qualitative approach. A diagnostic questionnaire was used to assess students' level of knowledge about Aedes mosquitoes. At each step developed, one can observe everything from the students' prior knowledge, followed by the elaboration of hypotheses and production of knowledge, to the production of products that can disseminate the knowledge produced in the classroom to the entire community in which the school is located. inserted. Active methodologies such as brainstorming, flipped classroom, dialogued expository class, playfulness through didactic card games and the use of technologies in application development, in which students from the IT Technician course developed an application about the Aedes genus entitled "Aedes OB", whose acronym “OB” refers to the municipality of Ouro Branco, to bring knowledge to the population, highlighting biological information about the vector and through a map of the city, highlighting the most vulnerable points of mosquito proliferation as well as methods to combat and prevent the vector, paths built within the five steps that gave rise to the Didactic Sequence. The application of the methodology led to the production of a teaching guide that can be published and made available to basic education teachers, on the ProfBio UFPB portal through the products tab, licensed with a Creative Commons license, whose attributions: Free, Non-Commercial and Non-commercial Derivative Works (BY-NC-ND), so that other teachers can use this product, not only with investigative classes on Aedes mosquitoes, but adapt it to involve students in other themes of fundamental importance for the production of knowledge, so that they can be protagonists not only in the production of knowledge, but also demonstrating the individual potential of each student in areas such as technology and art. |
Palavras-chave: | Mosquisto Aedes - Ensino por investigação Ensino em Biologia - Metodologia ativa Ensino em Biologia - Aprendizagem colaborativa Educação inovadora Aedes Mosquito - Teaching by investigation Teaching in Biology - Active methodology Teaching in Biology - Collaborative learning Innovative education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32306 |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EdmarDoNascimentoSilva_Dissert.pdf | 9,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons