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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32316
Tipo: TCC
Título: Critérios de custeio: um estudo de caso aplicado a um empreendimento de panificação e confeitaria
Autor(es): Farias, Alanna Filgueiras Goncalves de
Primeiro Orientador: Fernandes, Maria Sueli Arnoud
Resumo: O setor de panificação/confeitaria é um setor em crescimento, que vem desempenhando um papel significativo na economia por meio da geração de empregos e do aumento do faturamento ao longo dos anos. No entanto, é caracterizado pela concorrência de micro e pequenas empresas, que algumas vezes carecem de conhecimento a respeito dos métodos de custeio para determinar os custos dos produtos fabricados. A falta de informações claras sobre os custos e a rentabilidade dos produtos pode levar os gestores a enfrentar perdas e prejuízos, podendo até mesmo resultar no fechamento da empresa. Assim, a contabilidade de custos emerge como uma ferramenta fundamental, fornecendo suporte para as atividades de planejamento, controle e tomada de decisões. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral definir um método de custeio para valoração de estoque em um setor de panificação e confeitaria de um mini mercado em João Pessoa/PB. Para elaboração do estudo foi necessário o acompanhamento do processo produtivo de nove produtos selecionados, e pesquisa documento para identificação e valoração dos custos fixos e variáveis. Ao aplicar os dois métodos de custeio selecionados, foi constatado que o estabelecimento estava subestimando os custos dos produtos, o que resultava em uma interpretação gerencial distorcida dos negócios, com informações imprecisas sobre custos, rentabilidade e lucratividade. Isso evidencia a importância significativa da aplicação dos métodos de custeio para o estabelecimento, sendo identificado o método de custeio por absorção como mais adequado, devido à conformidade com as normas contábeis e à presença de custos fixos gerais não tão significativos e estáveis.
Abstract: The bakery/confectionery sector is a growing industry that has played a significant role in the economy through job creation and increased revenue over the years. However, it is characterized by competition from micro and small businesses, which sometimes lack knowledge about costing methods to determine the costs of manufactured products. The lack of clear information about costs and product profitability can lead managers to face losses and damages, and even result in business closure. Thus, cost accounting emerges as a fundamental tool, providing support for planning, control, and decision-making activities. In this context, this study aims to define a costing method for inventory valuation in a bakery and confectionery sector of a mini-market in João Pessoa/PB. To conduct the study, it was necessary to monitor the production process of nine selected products and research documents to identify and value fixed and variable costs. When applying the two selected costing methods, it was found that the establishment was underestimating product costs, resulting in a distorted managerial interpretation of the business with imprecise information about costs, profitability, and profitability. This highlights the significant importance of applying costing methods to the establishment, with absorption costing method identified as more suitable due to its compliance with accounting standards and the presence of not so significant and stable general fixed costs.
Palavras-chave: Custos
Métodos de custeio
Panificadora
Confeitaria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32316
Data do documento: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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