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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Eulalia Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-05T15:01:18Z-
dc.date.available2024-11-05T15:01:18Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32323-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo verificar o impacto dos gestores das micro e pequenas empresas conhecerem as obrigações trabalhistas e previdenciárias para o bom funcionamento do Departamento Pessoal nos escritórios de contabilidade. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa. Para coletar os dados foram aplicados dois questionários, um para escritórios de contabilidade, que teve adesão de 20 escritórios, e outro para gestores de micro e pequenas empresas, que teve adesão de 22 empresas. Os dados obtidos foram apresentados em forma de tabela e os resultados mostraram que, para a maior parte dos escritórios, o conhecimento dos gestores sobre a legislação trabalhista é impactante para o departamento pessoal, porém não geram grandes consequências como atrasos ou multas. Também percebeu-se que o nível de conhecimento dos gestores acerca da legislação é baixo e que os escritórios, apesar de solicitarem mais de uma vez, não possuem grande dificuldade em receber informações dos clientes. Assim, é importante que os clientes possuam conhecimento acerca da legislação, não somente para facilitar o trabalho no Departamento Pessoal nos escritórios, mas também para fiscalizar se eles estão realizando um bom trabalho.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministradorespt_BR
dc.subjectLegislação trabalhistapt_BR
dc.subjectLegislação previdenciáriapt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleConhecimento dos gestores acerca das obrigações trabalhistas/previdenciárias: importância para o departamento pessoalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araujo, Valdineide dos Santos-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo verificar o impacto dos gestores das micro e pequenas empresas conhecerem as obrigações trabalhistas e previdenciárias para o bom funcionamento do Departamento Pessoal nos escritórios de contabilidade. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa. Para coletar os dados foram aplicados dois questionários, um para escritórios de contabilidade, que teve adesão de 20 escritórios, e outro para gestores de micro e pequenas empresas, que teve adesão de 22 empresas. Os dados obtidos foram apresentados em forma de tabela e os resultados mostraram que, para a maior parte dos escritórios, o conhecimento dos gestores sobre a legislação trabalhista é impactante para o departamento pessoal, porém não geram grandes consequências como atrasos ou multas. Também percebeu-se que o nível de conhecimento dos gestores acerca da legislação é baixo e que os escritórios, apesar de solicitarem mais de uma vez, não possuem grande dificuldade em receber informações dos clientes. Assim, é importante que os clientes possuam conhecimento acerca da legislação, não somente para facilitar o trabalho no Departamento Pessoal nos escritórios, mas também para fiscalizar se eles estão realizando um bom trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFinanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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