Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32346
Tipo: TCC
Título: Design de serviço : desenvolvimento de um fluxo de mensagens por chatbot para acesso à informação voltada ao curso de Design da UFPB
Autor(es): Barreto, Vitor da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Washington Ferreira
Resumo: O trabalho apresenta a iniciativa de explorar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Design da Universidade Federal da Paraíba ao utilizarem os canais associados para obter informações pertinentes à graduação. Identificando essa oportunidade, propõe-se desenvolver um serviço direcionado aos alunos, com o objetivo de proporcionar agilidade e clareza na obtenção de informações. Durante o processo de pesquisa e desdobramentos do projeto, foram feitos estudos nas áreas de Design de Serviço, Experiência do Usuário (UX), Arquitetura da Informação (AI) e Gestão de Conteúdo, com o intuito de compreender os temas e estruturar uma metodologia híbrida para o desenvolvimento do projeto. Com isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os usuários para obter dados sobre suas experiências em relação aos canais do curso, assim como realização de consultas baseadas em serviços por chatbot disponíveis no mercado para análise. Contudo, este trabalho resultou em um serviço que utiliza o aplicativo WhatsApp Business API como ferramenta para facilitar o acesso rápido à informação por meio de links e arquivos, mediante as funcionalidades disponibilizadas pela plataforma.
Abstract: The work presents the initiative to explore the difficulties faced by students of the Design course at the Federal University of Paraíba when using associated channels to obtain relevant information for their graduation. Identifying this opportunity, it is proposed to develop a service aimed at students, with the objective of providing agility and clarity in obtaining information. During the research process and project developments, studies were conducted in the areas of Service Design, User Experience (UX), Information Architecture (AI), and Content Management, with the intention of understanding the topics and structuring a hybrid methodology for project development. With this, semi-structured interviews were conducted with users to gather data about their experiences regarding the course channels, as well as the execution of service-based queries through chatbots available in the market for analysis. However, this work resulted in a service that uses the WhatsApp Business API as a tool to facilitate quick access to information through links and files, through the functionalities provided by the platform.
Palavras-chave: Design de Serviço
Chatbot
Informação
Fluxo de Mensagens
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Design
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32346
Data do documento: 3-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VitordaSilvaBarreto_TERMO.pdfTERMO901,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
VitordaSilvaBarreto_TCC.pdfTCC1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons