Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Bruna Ferreira-
dc.date.accessioned2024-11-11T14:46:55Z-
dc.date.available2024-11-06-
dc.date.available2024-11-11T14:46:55Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32382-
dc.description.abstractThe first studies related to Autism Spectrum Disorder (ASD) emerged through the research of psychiatrists Hans Asperger (1944) and Leo Kanner (1943). Initially, what was an unknown syndrome was defined through these studies as a "reaction" in child development or a complex developmental disorder. Recognizing the importance of social relationships for the healthy development of children with ASD, Early Childhood Education serves as the first step in providing the necessary skills. In this context, author Bosa (2002) emphasizes the importance of including autism in early childhood education, highlighting the need for continuous training for early childhood educators. Therefore, this study aims to analyze how the inclusion of children with ASD occurs in reference classrooms, understanding the apparent difficulties and the necessary mechanisms to promote it. It is essential to determine whether teachers engage in ongoing training and what paths they take to foster inclusion. To achieve these objectives, qualitative research was conducted through the application of a questionnaire, inviting four early childhood educators from a Municipal Early Childhood Education Center (CMEI), who are the lead teachers of Maternal I and Pre II classes, to participate. The results obtained from the analysis indicate that, in the teachers' perspective, there is a shortfall in the ongoing training provided by the educational institution, necessitating that they seek additional training to address the demands present in the reference classroom. Thus, this study aims to present the benefits of child development when addressing the inclusion of children with ASD in early childhood education, considering the fundamental role that education plays in shaping individuals and the teacher's contribution to the development of future generations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-11-11T14:46:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BFC06112024.pdf: 1180286 bytes, checksum: 46673a04d186a5e7d61476e536f05c3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-11T14:46:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BFC06112024.pdf: 1180286 bytes, checksum: 46673a04d186a5e7d61476e536f05c3b (MD5) Previous issue date: 2024-10-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.titleCrianças com TEA na educação infantil: a importância da formação continuada de professoras do CMEI na perspectiva da inclusãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luísa Nogueira de-
dc.description.resumoOs primeiros estudos referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) surgiram por meio dos estudos dos psiquiatras Hans Asperger (1944) e Leo Kanner (1943). A princípio o que era uma síndrome ainda desconhecida, passa por meio dos estudos a ser definida como uma “reação” do desenvolvimento infantil, ou um transtorno complexo do desenvolvimento. Compreendendo a importância das relações sociais para promover o bom desenvolvimento das crianças com TEA, a Educação Infantil encontra-se como o primeiro passo para proporcionar as habilidades necessárias, compreendendo isto, a autora Bosa (2002) destaca sobre a importância da inclusão do TEA na educação infantil, dando ênfase a formação continuada das Professoras da Educação Infantil. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma ocorre a inclusão da criança com TEA na sala de referência, compreendendo as dificuldades aparentes e os mecanismos necessários para promovê-la. Para tanto, se faz necessário compreender se as professoras realizam formação continuada e quais os caminhos são percorridos para promover a inclusão. Assim, para alcançar tais objetivos, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo por meio da aplicação de um questionário, para a participação da pesquisa foram convidadas 4 (quatro) professoras da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), sendo estas professoras titulares das turmas de Maternal I e Pré II. Os resultados obtidos após as análises apontam que na concepção das professoras existe um desfalque na formação continuada fornecida pela instituição de ensino, sendo necessário que as mesmas se informem e busquem formação à parte para que consigam suprir as demandas presentes na sala de referência. Desta maneira, o presente estudo busca apresentar os benefícios no desenvolvimento infantil ao tratar da inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil, tendo em vista o papel fundamental que a educação tem para a formação de sujeitos e do professor na construção e contribuição do desenvolvimento de próximas gerações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BFC06112024.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons